Politécnico de Viana com programação recheada para integrar novos alunos

0
198
Os estudantes colocados nas Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo estão a ser recebidos e inseridos em atividades de integração com destaque para o BootCamp organizado pela Escola de Ciências Empresariais, em Valença, que decorre até esta quinta-feira. Destaque igualmente para a receção aos estudantes Internacionais e alunos do Programa Erasmus+ assim como a participação da Comunidade IPVC na iniciativa “Mãos à Obra, vamos Limpar Portugal” que irá decorrer no próximo dia 22.
O acolhimento aos novos alunos da ESCE IPVC surge este ano na modalidade de bootcamp, entre os dias 17 e 19 de setembro. “Esta iniciativa tem como objetivo incentivar os novos alunos que ingressam no ensino superior através da ESCE para duas grandes temáticas – Empreendedorismo e Inovação, e também proporcionar-lhes novas experiências. Ao longo de três dias, iremos promover um conjunto de ações que visam estimular, junto dos novos estudantes das quatro licenciaturas da ESCE-IPVC, novas competências e abertura a novos desafios, bem como uma integração mais fácil”, explica Luís Barreto diretor da ESCE.
A ESCE Welcome Week está dividida em Workshops, MasterClass e Visitas de Campo. Um programa, que segundo a organização, irá permitir trabalhar cada tema em duas perspetivas, ou seja, “com os Workshops, uma vertente mais académica, e com as MasterClass, uma vertente mais empresarial”. Já as visitas de campo, visam aproximar os alunos da realidade empresarial da região do Alto Minho. O BootCamp tem ainda como finalidade “promover a colaboração entre dois territórios próximos através dos seus Municípios: o Município de Valença, instituição nuclear e estratégica, parceira de longa data da Escola Superior de Ciências Empresarias; e o Município de Paredes de Coura, que assumirá a função de território-âncora e centro operacional do Welcome Week”.
Novos alunos participam nas vindimas e desfolhada
O BootCamp da ESCE IPVC encontra-se alinhado com o objetivo do Politécnico de Viana do Castelo em promover uma integração positiva dos seus estudantes quer na academia quer na região.
A Escola Superior de Educação dedica igualmente três dias ao acolhimento dos novos alunos desafiando-os para peddy pappers, workshops sobre integração académica e um sunset, para além de uma atividade no âmbito do projeto URBACT e Eco Escola: Via(na) Ecológica.
Inserir os novos alunos e toda a academia em atividades de integração é igualmente o objetivo da Escola Superior Agrária. Em Refoios do Lima os estudantes são desafiados a participar nas atividades agrícolas, tais como, vindimas, desfolhada do milho e na celebração do S Martinho com as castanhas assadas colhidas na quinta do mosteiro. Atividades que envolvem não só a comunidade IPVC, mas outras associações da região.
Sendo o desporto por si só um elemento integrador, a Escola Superior de Desporto e Lazer, também delineou um programa de acolhimento aos novos estudantes que passa por visitas aos pontos mais importante de Melgaço aliando atividades desportivas de forma a envolver todo o grupo. Rafting, arborismo são apenas duas das atividades que os alunos irão experimentar em Castro Laboreiro, entre muitas outras previstas até sexta-feira.
Os programas de acolhimento repetem-se igualmente nas Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão e na de Saúde. A sessão de boas vindas, visitas aos museus, centro histórico e outros pontos de interesse são algumas das iniciativas previstas.
Mãos à Obra – Vamos Limpar Portugal
Com o objetivo de recolher o máximo de lixo possível, o IPVC associa-se à iniciativa “Mãos à obra – Vamos Limpar Portugal”, já no próximo dia 22 de setembro, com início agendado para as 10 horas. O projeto solidário que partiu da ideia de uma jovem, Inês Durão, consiste na limpeza geral de Portugal (inteiro) ao mesmo tempo. A pé, ou a pedalar uma BIRA IPVC, os estudantes irão ajudar na limpeza de ruas e praias em Viana do Castelo. No final da manhã e no final da tarde, será feita a separação do lixo recolhido.