“Viana do Lima – Porta para o Mundo”

0
256

abelo_7802O Centro de Mar de Viana do Castelo, localizado na ré do navio Gil Eannes, celebrou o seu segundo aniversário, Dia Nacional do Mar. Para comemorar o aniversário e a data, foi inaugurada uma nova exposição intitulada “Viana do Lima-porta para o mundo”, que ficará patente ao longo de 2017 na sala Hernâni Lopes, e o livro que a acompanha da autoria de Andreia Amorim Pereira, Silva Trilho e António Barros Cardoso.

Trata-se de uma exposição que mergulha na história do porto de Viana do Castelo e das suas relações comerciais e culturais transatlânticas ao longo de cinco séculos. De incalculável valor, os documentos arquivísticos, cartográficos e icnográficos reproduzidos recuperam a memória de momentos e personalidades decisivas para a evolução das estruturas portuárias de Viana e para a sua afirmação como entreposto mercantil de escala global.

Contam uma história feita de homens e dos seus anseios, deixam ouvir a voz dos mercadores e das gentes de Viana, auscultar os seus temores face às investidas de corsários e piratas, desvendar cartas régias determinantes para a construção de novos cais e para a atribuição de privilégios e isenções. Projetos de engenharia e de arquitetura dão a conhecer os desígnios de melhoria do porto e edificação de fortificações destinadas à defesa da barra.

São ainda reveladas as origens e os principais mercados dos produtos transacionados em diferentes períodos históricos, desvendados itinerários de circulação e recordados os nomes de estrangeiros notáveis atraídos a Viana pelo seu porto Atlântico.

Esta exposição, ao recordar a importante vocação marítima de Viana, porta para o universo das relações atlânticas ao longo do tempo, vem de encontro aos objetivos do Centro de Mar, que ambiciona contribuir para a renovação da cultura marítima de Viana do Castelo e posicioná-la como “Cidade Náutica do Atlântico”.