Viana a florir

0
200

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, durante o mês de Maio, a quarta edição da Viana Florida. O certame, que começou no dia 1 de Maio com a exposição das tradicionais coroas de maios nas varandas da Praça da República, integra também uma promoção às festas do concelho que têm na flor a sua essência, designadamente as romarias de Vila Mou, Vila Franca e Alvarães.

DSC_0979O evento, este ano sob o tema “Um Festival de Flores”, leva no dia 6 de maio, a partir das 09H00, um desfile das festas das flores, ou seja, a ornamentação e levantamento do Arco Florido das Festas de Vila Mou, a conceção dos andores floridos de Alvarães e a conceção dos cestos floridos de Vila Franca, que será acompanhado por feirões na Praça da República.

Viana Florida, que pretende projetar esta tradição como atração turística, estabelecer parcerias com os agentes do sector, promover as festas e romarias associadas à flor e animar o centro histórico, integra ainda um festival de flores na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo da Estação, Largo de S. Domingos e Capela das Almas com concurso de artes florais de grandes dimensões; uma feira de flores e jardinagem e um encontro de floristas e decoradores.

E, pelo segundo ano consecutivo, está a decorrer também o concurso “Florir Viana”, que visa a ornamentação com plantas e flores de varandas e montras dos edifícios inseridos ou envolventes do centro histórico da cidade. A participação, individual ou coletiva, pode ser feita no Horto Municipal e as fichas de inscrição estão também disponíveis no site da Câmara Municipal.