Viana com tudo a postos para receber maior congresso nacional de hotelaria e turismo

0
198

Viana do Castelo vai estrear-se, a partir desta quarta-feira, como cidade anfitriã do maior congresso nacional da hotelaria e turismo. O 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo decorre até 22 de novembro,  tem como tema “Portugal: Preparar o Amanhã” e vai reunir 450 participantes, mais do que o inicialmente previsto.

O congresso começa esta quarta-feira pelas 19h, com uma mostra de produtos regionais no Forte de Santiago da Barra. Os dias de quinta e sexta-feira serão dedicados a debater temas como “Crescer a Norte”, “A Convergência Ibérica”, “O Investimento Hoteleiro em Portugal” e “A Transformação da Indústria da Aviação”. O programa juntará, entre outros, os cinco principais grupos hoteleiros portugueses que representam cerca de 140 hotéis, mais de 20 mil quartos em Portugal. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, vai estar presente na quinta-feira. Já na sexta-feira, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, estará no encerramento do congresso.

“Em 2014, Braga foi palco deste congresso, pelo que, cinco anos depois, faz todo o sentido voltar ao Norte e realizá-lo, pela primeira vez, nesta cidade. Nestes últimos anos, muita coisa mudou, o turismo cresceu, surgiram projetos inovadores e o Norte tornou-se num dos destinos de preferência e referência do nosso país, tendo sido o destino que mais cresceu em 2018, com quatro milhões de hóspedes e quatro milhões de dormidas. Quando a Câmara Municipal de Viana do Castelo veio ter connosco e mostrou, desde o primeiro momento, disponibilidade para nos apoiar, confirmámos que era o momento de regressar a esta região que sempre nos acolheu tão bem e onde a AHP quer continuar a crescer“, afirmou Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).