Lar de Santiago já foi desinfectado

0
227

O Lar de Santiago, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, foi desinfetado nesta segunda-feira, numa operação que implicarou a retirada, temporária, de 18 utentes com autonomia.

A desinfeção foi decidida em articulação com a Autoridade de Saúde e a Segurança Social e que foi efetuada pela unidade especializada da Guarda Nacional Republicana (GNR), após pedido efetuado ao Comando Operacional Distrital da Proteção Civil.

Para facilitar a boa execução das operações e garantir a segurança dos utentes, a Proteção Civil Municipal, com a colaboração dos meios do Município, dos Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha, deslocalizou quase duas dezenas de utentes com autonomia do lar de Santiago para um outro equipamento da Santa Casa da Misericórdia, enquanto a operação de decorreu.

Na semana passada, a Misericórdia confirmou o primeiro caso de infeção por covid-19 num utente com cerca de 90 anos, que acabou por morrer.

Segundo os últimos números avançados pela provedora Luísa Novo, os testes realizados a todos os utentes e funcionários confirmaram positivo em três idosos e duas das seis funcionárias, aguardando-se o resultado de 17 rastreios, sendo que os restantes deram negativo.