Alto Minho pede ativação do Plano de Emergência para travar infeção nos lares

0
200

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo pediu ao Governo a ativação do Plano Distrital de Emergência para combater a covid-19 nos lares da região, com um terço dos 2.328 idosos residentes infetados.

“No distrito de Viana do Castelo existem 64 instituições, com 2.328 idosos residentes. Neste momento, um terço destes utentes e dos funcionários que lá trabalham são casos positivos de covid-19. Era necessário darmos um novo impulso para resolver os problemas que têm vindo a público, nomeadamente, quanto ao acolhimento de idosos que estando infetados não apresentam sintomas”, explicou Miguel Alves.

A ativação do Plano Distrital de Emergência foi decidida numa reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil e, discutido, à tarde numa reunião da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho. Miguel Alves adiantou que “está a ser trabalhada a abertura, até final da semana, de um lar de retaguarda, com 50 camas, na Pousada da Juventude de Viana do Castelo para apoiar instituições de idosos do distrito que não tenham condições para isolar idosos infetados, mas sem sintomas da doença, ou recursos para garantir o seu acompanhamento”.