Alvarães faz a festa… nas varandas

0
311

As catequistas de Alvarães desafiaram a população da freguesia e espalhada pela diáspora a colocar uma cruz decorada com pétalas de flores nas varandas das casas para assinalar a Festa das Cruzes, que se realizaria de 16 a 18 de maio, mas foi cancelada devido à covid-19.

“Devido à pandemia da covid-19 as festas de 2020 não se podem realizar, mas a população encontrou uma forma conjunta de assinalar o momento de fé e enaltecendo a flor que tanto nos caracteriza. O executivo da Junta de freguesia alia-se a esta iniciativa original que, uma vez mais, mostra a união da nossa população”, elogia Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia de Alvarães.

A Festa de Santa Cruz e dos Andores Floridos, conhecida pela tradição da confeção dos andores floridos, verdadeiras obras de arte popular, feitos com “milhares de pétalas frescas e folhas variadas”, acontece, anualmente no terceiro fim-de-semana de maio e leva à vila de Alvarães milhares de visitantes.

Manda a tradição, que remonta a 1946, que as pétalas das flores utilizadas na confeção dos andores sejam colhidas nos montes de Viana do Castelo e coladas uma cola feita à base de farinha que garante a humidade necessária para que as pétalas se aguentem vários dias “viçosas e coloridas”. A confeção dos 11 andores, um por cada lugar daquela vila, junta normalmente no pátio da casa do mordomo gente de todas as idades e profissões, “unidas pela devoção” à padroeira e para não deixar “morrer” a tradição.