Obra da Praça Viana por quase cinco milhões de euros recebe 11 propostas no segundo concurso público

0
218

Depois de o primeiro concurso ter ficado deserto, foram entregues 11 propostas para a reabilitação e refuncionalização da Praça Viana num concurso público com preço base de 4,962 milhões de euros.

Agora, será feita a análise das propostas para a obra que permitirá a reconversão da antiga praça de touros num ‘campus’ desportivo, contando com um prazo de execução de 18 meses para requalificação do edifício e das zonas adjacentes. 

Já em setembro de 2019 o executivo municipal tinha aprovado a demolição “praticamente integral” da antiga praça de touros por ser considerar a “opção técnica e economicamente viável” para a reconversão do imóvel. Assim, a nova solução de projeto “implica ligeiras alterações ao nível da implantação e volumetria, as quais, e ponderados os interesses subjacentes, considera-se a pretensão adequada, até mesmo desejável, continuando a garantir-se uma composição formal e estética coerente, bem como um correto enquadramento morfotipológico com a envolvente”.

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo.

A gestão do novo equipamento desportivo municipal vai ser contratualizada com a Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as diversas modalidades e para a formação dos jovens do concelho.

Recorde-se que a reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.