Já arrancou a campanha “Ajudar Viana”, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a empresa DS Smith. A campanha decorre por tempo indeterminado nos pequenos supermercados e mercearias do concelho de Viana do Castelo para recolha de donativos que serão entregues ao Banco Alimentar local, que os distribuirá pelas instituições de solidariedade social.

Esta iniciativa tem como objetivos a angariação de alimentos a favor das famílias carenciadas e, através dela, o incremento das vendas no comércio tradicional. A Vereadora da Coesão Social na Câmara Municipal, Carlota Borges, refere que a autarquia implementou ao longo dos últimos meses várias medidas de âmbito social que visam, sobretudo, atenuar as dificuldades resultantes desta crise social provocada pela pandemia associada à COVID-19. “Esta parceria com a AEVC, em colaboração com a DS Smith, vai permitir apoiar não só as famílias, mas também o comércio tradicional vianense. Acreditamos que é mais uma iniciativa que atenuará as dificuldades económico-sociais das famílias mais carenciadas”, referiu a responsável.

Também o Presidente da Associação Empresarial, Manuel Cunha Júnior, refere que “é doloroso saber que em Portugal 12.000 famílias debatem-se com necessidades alimentares nesta fase pandémica”. Por isso, indica, “esta iniciativa, que se insere numa vertente de responsabilidade empresarial e social, acaba por ser uma ação com duplo sentido de apoio que acontece numa hora muito própria para este efeito”.