Um voto de confiança e um voto de pesar

0
194

O presidente da Câmara de Viana do Castelo apontou as obras de 13,3 milhões de euros, lançadas pela Águas do Alto Minho, nos sete concelhos que a integram, como exemplo da sua “importância”, apesar de admitir “pequenas contrariedades”. “O início destes processos são complexos, mas desenganem-se aqueles que pensam que nós hesitamos à pequena turbulência. Estamos de pedra e cal neste projeto, porque entendemos que é essencial para a qualidade de vida dos nossos concidadãos”, afirmou José Maria Costa.

O autarca socialista, que falava na Junta de Barroselas, em Viana do Castelo, na sessão de assinatura da consignação de uma empreitada de mais de 13,3 milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), a realizar até 2021 nos sete concelhos que integram a Águas do Alto Minho (ADAM), disse que os erros de faturação detetados nos primeiros meses de funcionamento da empresa não “abanam” os autarcas que decidiram a sua constituição.

Entretanto, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo apresentou condolências à família do piloto que na sequência da queda de um Canadair em Lindoso-Ponte da Barca, quando combatia o incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Na nota de pesar pela morte do piloto português de 65 anos, que vivia em Leiria, a comissão distrital, liderada pelo presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, manifesta ainda os votos de recuperação ao copiloto da aeronave, de 39 anos e de nacionalidade espanhola, que ficou ferido no mesmo acidente, e aos operacionais feridos no combate às chamas que lavraram durante três dias. “Neste momento de pesar, o Alto Minho agradece e enaltece o compromisso e o empenho com que todos os agentes de proteção civil e demais intervenientes, que por terra ou por via aérea, colaboraram na defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente no incêndio no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG)”, refere Miguel Alves.

Ainda na área do Parque Nacional, a Câmara de Arcos de Valdevez inaugurou um novo posto de turismo no concelho, no edifício da Casa das Estampas, do santuário de Nossa Senhora da Peneda. O espaço, cedido ao município pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda, pretende “promover a região junto dos visitantes que todos os dias circulam pelo santuário e por esta zona do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG)”. Além de prestar informação e acolhimento a turistas, o novo posto de turismo “funcionará como espaço de promoção e comercialização de produtos locais, contribuindo para a valorização e incremento do rendimento dos produtores”.

A Câmara de Arcos de Valdevez pretende investir cerca de 100 mil euros na marcação rodoviária e na colocação de guardas de segurança, para reduzir a sinistralidade nas estradas do concelho. O município apela ao cumprimento do código da estrada e à utilização responsável das vias do concelho, considerando que o investimento agora anunciado “contribui para a valorização do território e para a segurança dos munícipes e visitantes”.

Em Ponte de Lima, o executivo municipal aprovou um investimento superior a 239 mil euros para manutenção da rede viária do concelho nas freguesias de Estorãos, Cabração e Moreira, Rendufe. O projeto visa proceder à realização de fresagens e reposição de pavimentos em camada de desgaste de betão betuminoso, dotando as vias das freguesias contempladas de melhores condições de circulação.

No âmbito do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária – Transporte Público de Passageiros 2020, o Município de Ponte de Lima deliberou garantir um desconto de 40% na aquisição de passes sociais com origem no Município de Ponte de Lima, independentemente do destino e para o período de agosto a dezembro de 2020.
O PART é uma iniciativa prevista na Lei do Orçamento de Estado com a colaboração e participação dos Municípios. O objetivo é a criação de passes a preços reduzidos para maior facilidade de deslocação nos transportes públicos. Esta medida implica uma comparticipação para 2020 no valor de 25.000,00 € dos quais 10% serão assumidos pelo Município de Ponte de Lima e 90% pelo PART, para o período compreendido entre os meses de agosto a dezembro de 2020.

Também a Câmara de Viana do Castelo quer investir, no ano letivo 2020/2021, mais de 2,1 milhões de euros em transportes escolares, refeições e auxílios económicos a alunos do concelho, informou hoje a autarquia. O plano de transportes escolares proposto pela maioria socialista “implica a maior fatia deste investimento, ascendendo a 1,315 milhões de euros”. O plano inclui “o recurso à implementação de circuitos especiais para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário quando a oferta de transporte público existente se afigure desadequada aos horários de funcionamento das escolas e ainda o recurso à implementação de circuitos especiais de táxi para crianças e alunos com necessidades essenciais integrados na educação inclusiva”.

A autarquia liderada por José Maria Costa vai lançar um concurso público, no valor de 750 mil euros, para concluir a remoção de fibrocimento das escolas do concelho. As escolas básicas a intervencionar “vão ter as atuais coberturas substituídas por painéis de poliuretano em sistema ‘sandwich'”. “Este investimento municipal corresponde à última fase da remoção de fibrocimento nos edifícios escolares”, sustenta o município, lembrando que, até 2017, foram investidos mais de meio milhão de euros na substituição das coberturas em fibrocimento de treze equipamentos escolares, designadamente escolas de ensino básico e jardins-de-infância.