“Andam com a máscara de nariz de fora, deve ser para tapar o bigode”

0
282

A notícia de que o padre da Meadela, em Viana do Castelo, está infectado com o novo coronavirus, colocou a comunidade em alerta para detectar eventuais sintomas. O pároco garante, no entanto, que não apresenta nenhum. Já está em confinamento e as missas na paróquia têm sido asseguradas por outro padre. O pároco pediu, entretanto, ao seu substituto para informar os fiéis de que está infectado e reforçou a necessidade de estarem atentos a eventuais sintomas. O contágio do Monsenhor Manuel Vilar deverá ter acontecido após contacto com o padre de Ribeirão que também está infectado.

Onde parece que não há sintomas ou preocupação com o novo coronavirus é pelas ruas de Viana do Castelo tendo em conta a quantidade de pessoas, a maior parte das quais estrangeiras ou emigrantes, que se vê a circular. As esplanadas estão cheias e o distanciamento social nem sempre é mantido assim como as regras de utilização da máscara. Esta situação motivou até um comentário irónico do autarca de Viana do Castelo durante a reunião de Câmara desta quinta-feira: “Andam com a máscara de nariz de fora, deve ser para tapar o bigode.”

Quem tem tido muita água pela barba é precisamente a Águas do Alto Minho. Depois do voto de confiança pedido ontem à população, o presidente da empresa anunciou a contratação de duas dezenas de novos trabalhadores para a área operacional e mais três para o atendimento telefónico. Arcos e Cerveira passaram a ter centros operacionais e Carlos Martins mostra-se mais preocupado com o descontentamento genuíno dos clientes, insinuando que há quem se manifeste com motivações políticas.

Por falar em motivações políticas, PS e PSD em Viana colocaram de parte as suas e aprovaram uma moção de repúdio ao projeto de decreto-lei que visa regulamentar a futura lei das minas. O documento, apresentado pela vereadora laranja, Paula Veiga, depois de ser corrigido com as sugestões do presidente da Câmara, vai ser enviado para o Ministério do Ambiente e Ação Climática e para a Assembleia da República.

Em Caminha, vai haver um reforço do policiamento no centro histórico durante a segunda quinzena de agosto e face ao previsível aumento de visitantes, como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus.