Vídeo grita aos quatro ventos que Viana mantém-se de pé pela romaria

0
307

Ao som da música “Stand Up” interpretada por Cynthia Erivo, a academia de dança vianense Arte em Movimento reinventou a tradição para mostrar que o povo vianense “sabe realmente manter-se de pé, com garra, unido e forte, mesmo quando, pela primeira vez em 248 anos, não vai sair à rua para viver a Romaria d’Agonia”.
Num vídeo que conjuga a dança com as mais puras tradições do folclore do Alto Minho ligadas à terra, ao rio e ao mar de Viana, a Arte em Movimento mostra algumas das paisagens mais bonitas do concelho. “Em nenhum momento tivemos incertezas em relação ao que queríamos fazer e como o queríamos fazer…esta é uma pequena grande viagem que não passa de forma alguma por tudo aquilo que é claramente Viana, mas que já retrata sobretudo aquilo que pretendíamos…um povo com muita garra e força”, escreveu a academia de dança nas redes sociais. O vídeo conta com as colaborações do Grupo Etnográfico de Castelo de Neiva e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca que criou um cesto florido para as filmagens. A vereadora Carlota Borges também aparece no video, trajada num barco. Na publicação, a academia explica que as gravações demoraram oito dias e foram marcadas por condições climatéricas adversas.
Com produção Arte em Movimento, a direção artística do vídeo é de Susana Domingues. O vídeo e edição é de André Cardoso e a coreografia é de Cristiana Neto.
Veja o vídeo AQUI.