AFVC considera que obrigatoriedade de testes covid representa a “morte do desporto amador”

0
214

A Associação de Futebol de Viana do Castelo considera que a proibição de público nas competições de futebol distrital “poderá ser um desastre em termos financeiros” para os clubes e acredita que se for declarada a obrigação da realização de testas de Covid-19 por parte dos praticantes, representará “a morte do desporto amador”.

Em comunicado, a AFVC afirma que continua a aguardar a informação das “regras específicas para as atividades físicas e desportivas”, que serão atualizadas na orientação n.o 030 da D.G.S” e garante que “tem estado atenta ao desenrolar desta situação, serena e responsavelmente”. “Desconhecemos o que a referida orientação n.o 030, terá de alterações, mas tememos que possa manter-se a proibição de público nas competições, pelo menos periodicamente, o que para o futebol distrital, poderá ser um desastre em termos financeiros. E, se porventura, for declarada a obrigação da realização de testes de COVID-19 por parte dos praticantes? Nem vale a pena pensar nesta hipótese, porque tratar-se-ia da morte do desporto amador”, lê-se no comunicado. A AFVC recorda que “as competições distritais relativas à época 2020/21, nunca poderiam começar antes do fim-de-semana de 3 e 4 de Outubro de 2020, e que, conforme se tem demonstrado, não era possível fazer outra previsão”.

E apela a que “todos os dirigentes, técnicos, atletas e adeptos dos clubes seus filiados que ajam com serenidade e sentido de responsabilidade, para que a retoma da atividade desportiva seja uma realidade no mais curto espaço de tempo possível”. Por fim, adianta que “convocará todos os clubes filiados com carácter de urgência, logo que saia a atualização da orientação, para que em conjunto sejam tomadas as medidas possíveis para o inicio da atividade”.