Cerveira contra “aumento exponencial” da taxa de resíduos

0
228

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, uma proposta do seu, presidente, Fernando Nogueira, de apoio à Associação Nacional de Municípios Português (ANMP) na contestação ao “aumento exponencial” da taxa de gestão de resíduos.

“Este aumento exponencial da Taxa de Gestão de Resíduos só vem sobrecarregar ainda mais as famílias e as empresas, salvo se o Município conseguir encaixar mais uma despesa a favor do Estado. A taxa em causa é refletida na fatura que vulgarmente designamos de fatura da água, mas que como se sabe engloba os serviços de água, saneamento e resíduos, e que já apresenta uma percentagem significativa de impostos, taxas e taxinhas para os cofres do Estado”, afirmou Fernando Nogueira.

Com a aprovação daquela proposta, “a Câmara de Vila Nova de Cerveira associa-se à indignação manifestada pelo conselho diretivo da ANMP relativamente ao aumento em 100% da Taxa de Gestão de Resíduos, aprovado pelo Governo em reunião de conselho de ministros de 17 de setembro, passando de 11 para 22 euros por tonelada, já a partir de janeiro de 2021”.