João Branco, o primeiro treinador que juntou Trincão e Neto

0
256

O primeiro treinador a juntar Francisco Trincão e Pedro Neto foi João Branco, nos infantis do SC Vianense, há uma década.

Na edição 1479, de 29 de Abril, em entrevista ao Semanáriio Alto Minho, recordou essa coincidência.

Nesse período, João Branco foi convidado para treinador da formação do Vianense e aí teve o primeiro contacto com alguns jogadores vianenses que hoje estão na montra do futebol nacional e europeu e dos quais destaca a simplicidade, qualidade e a vontade de aprender. “Estive três anos com o Tomás Silva e o Francisco Trincão e um com o Pedro Neto. Chegaram ao clube com cerca de cinco anos e estiveram sensivelmente até aos oito. Posso dizer que eram miúdos que se destacavam dos demais, mas estava longe de imaginar que chegariam ao patamar que chegaram”, admitiu Branco.

O treinador confessa que os três tinham uma forma de estar no treino e no campo “diferenciada e muito madura”. “Eles estavam sempre atentos, queriam sempre aprender mais, perguntavam sempre que não entendiam, isto apesar de toda a irreverência própria daquela idade”, reforçou.

“Era um grupo espectacular e no último ano em que estive com a equipa chegou também o Pedro Neto que também se destacava dos demais. Está no sangue da família. São campeões. E tal como o Tomás e o Francisco, notamos que havia ali qualquer coisa” desvenda, admitindo que acompanha com orgulho agora de longe as suas carreiras no Sporting, Wolverhampton e Barcelona.

“Sigo a carreira deles, mantenho mais contacto com o Tomás e o Francisco, mas é um orgulho para mim e para o Ângelo, que trabalhava comigo na altura, vê-los a singrar, ao contrário do Vianense que, pela lei, não beneficiou nada com qualquer um destes jogadores apesar dos anos de trabalho e investimento que teve com eles. Seria justo”, lamentou João Branco lançando em jeito de brincadeira a vontade de estar na primeira fila do Camp Nou na apresentação do Francisco Trincão. “Seria um sonho estar lá nesse momento”, assumiu.

Durante nove anos de Vianense e duas subidas à extinta II Divisão Zona Norte, João Branco afirma que o clube é a “extensão da sua família”. “Vivo muito o clube. Cresci lá, sou de lá, vivi bons e maus momentos e acompanho sempre a actividade do clube”, afirma.

“Criei laços que levo para a vida naquele clube e sei que um dia vou regressar para ajudar naquilo que entenderem onde sou competente. Tanto nas camadas jovens ou mesmo na equipa sénior. Continuo muito atento ao Vianense. Vivi tempos de glória nas camadas jovens e na minha altura todos queriam lá jogar”, aponta. “Somos a referência do distrito e o Vianense tem que voltar a ser a bandeira da região e estou disponível para um dia voltar”, reiterou.