Município arcuense assinala Dia da Floresta Autóctone

0
214

O município de Arcos de Valdevez assinalou o Dia da Floresta Autóctone através de diversas ações. O objetivo passou por promover, junto da população, a importância da conservação das florestas locais.

Na Escola Básica Professor António Alves Melo Machado decorreu uma aula de campo sobre a importância da floresta autóctone e a plantação de uma árvore em conjunto com os alunos. Já em Guilhadeses, foi realizada uma plantação na margem do rio Vez que contou com a participação dos alunos da Escola Profissional do Alto Lima. Foram plantadas 100 árvores de espécies ribeirinhas e exemplares de amieiros e bétulas, de médio porte, dotados de um QR-Code que permite obter informações sobre a espécie ribeirinha.

O município pretendeu sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a importância da Floresta Autóctone e promover a consolidação da galeria ripícola de forma a preservar e valorizar o património natural do rio Vez.

Até ao dia 31 de dezembro está patente ao público a exposição “Árvores Nativas de Portugal”, no Centro de receção do Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez. A entrada é gratuita.

Junto das instituições de solidariedade social está ainda a decorrer o desafio “A mais bela Árvore Nativa”, com o intuito de os utentes recriarem uma espécie de floresta nativa, quer em maquete em bordado, em desenho, em poster ou outra forma que achem pertinente, usando diversos materiais naturais ou reciclados.