“É normal que a Galiza decrete restrições”

0
175

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho considerou que o confinamento anunciado pela Junta da Galiza visa estimular o consumo interno, e lembrou que Portugal também aplicou restrições à circulação entre concelhos portugueses.

“Esta decisão destina-se a estimular o consumo interno. Para os galegos comprarem na Galiza, porque as medidas previstas no confinamento hoje anunciado não são mais, nem menos, as que já estão em vigor em Portugal relativamente à proibição de circulação entre concelhos”, afirmou o diretor daquele agrupamento europeu.

Fernando Nogueira classificou de “normal” a decisão do Governo Regional da Galiza de decretar um confinamento entre as 12:01 de sexta-feira, 04 de dezembro, e a mesma hora de quarta-feira, dia 09, para restringir a mobilidade com território português.

“Havendo restrições de circulação entre os concelhos portugueses, entre os dias 04 e 09, a medida adotada hoje pelo Governo da Galiza é recíproca à adotada em Portugal para o mesmo período. Nestes fins de semana prolongados nenhum português pode passar para a Galiza. E os galegos fazem o mesmo em relação a Portugal. É normal”, referiu.