Tradições do Alto Minho no Principado de Andorra

0
225

O Grupo de Folclore “Casa de Portugal” comemora, neste ano, as suas bodas de prata. Para festejar, a coletividade portuguesa no Principado de Andorra vai proceder a várias atividades culturais.

No próximo dia 23 de janeiro terá lugar a 15ª edição das Janeiras, tradição portuguesa já habitual junto da sociedade andorrana. Em março, o contato com a natureza será protagonista coincidindo com o início da primavera e, no mês de abril, será lançado o livro comemorativo dos 25 anos de atividade do grupo.

Para o início de maio, estão previstos o Festival Internacional de Folclore e um concerto musical que, se as condições sanitárias não forem favoráveis, serão realizados em 2022. Ainda no mesmo mês, coincidindo com o dia mundial da Diversidade Cultural, será apresentada a primeira das duas exposições fotográficas previstas pelo grupo de folclore. No início de julho volta mais uma edição do mercado tradicional “O Feirão” e, em outubro, a participação na Fira d’Andorra que na passada edição não se realizou devido à pandemia.

Em novembro, será apresentada a segunda exposição fotográfica combinando o traje tradicional minhoto com a arquitetura histórica do Principado. Se as condições sanitárias permitirem estão previstas também as participações no Desfile Nacional do Traje Popular Português na Covilhã e a Peregrinação anual ao Santuário de Fátima, organizações a cargo da Federação do Folclore Português.