Grupo Etnográfico da Areosa espalha “Rosas Perfumadas” em Janeiras à distância (COM VIDEO)

0
221

O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) lançou o videoclipe com a canção “Rosas Perfumadas” para assinalar a passagem das Janeiras, tradição que este ano não vai poder realizar-se nos moldes habituais.

“Impedidos de tocar e cantar pela freguesia, animando os serões de quem visitam, este jovial grupo de rapazes e raparigas, bem agasalhados, e de lampião na mão, resolveram gravar e divulgar um novo videoclipe, para que todos saibam que, apesar das restrições, a tradição das Janeiras não foi esquecida, desejando, desta forma, um Bom Ano a todas as famílias que os vão ouvir através das redes sociais”, justificou o GEA. “Tendo em conta a atual situação, especialmente no que concerne aos impactos que a pandemia tem gerado na Cultura e, em especial, em associações culturais congéneres, de norte a sul do país, espera-se que este novo trabalho traga algum alento a outros voluntários da cultura popular, e que a porta que se vê abrir no videoclipe seja, simbolicamente, “uma porta de esperança” para todos”, acrescentou.

“Rosas Perfumadas”, de autoria de João Ferreira, foi oferecida ao Etnográfico de Areosa aquando da celebração do seu 50º aniversário e tem sido uma das canções preferidas dos seus componentes, a par da canção “Boas Festas” do maestro José Pedro, ou de canções de autoria dos próprios membros desta Associação Cultural.

O GEA frisa que a filmagem do videoclip foi segura, uma vez que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde foi assegurado, a equipa técnica foi reduzida ao mínimo indispensável e os intervenientes foram filmados em pequenos grupos e em diferentes horários. Todas as pessoas usaram máscara, com exceção dos momentos de efetiva filmagem individual, ou com o respetivo agregado familiar, e os objetos utilizados foram devidamente desinfetados.

Veja o videoclip: