Mulher Deu-La-Deu inspira a nova imagem da Adega de Monção

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A Adega Cooperativa Regional de Monção tem uma nova imagem institucional e frisa que servirá para iniciar 2021 como um marco importante na sua história. Uma mulher a segurar um cacho de uvas é a protagonista do novo logotipo da Adega de Monção, que abandona assim o monograma passados mais de 20 anos.

“O rebranding, com assinatura do reconhecido Atelier Rita Rivotti, foi pensado para aproximar a marca ao consumidor final e espelhar as tradições da sub-região de Monção e Melgaço”, frisou a Adega.

“Já não alterávamos o nosso logo desde os anos 90 e achamos que esta era a altura ideal. O novo ano é renovação e assim apresentamos uma nova imagem ao público. Para esta tarefa escolhemos a Rita Rivotti, que soube interpretar aquilo que a nossa marca transmite: autenticidade, conhecimento, inovação e tradição”, refere Armando Fontainhas, presidente do conselho de administração da Adega Cooperativa de Monção.

Esta nova imagem centra-se em dois elementos: a mulher Deu-La-Deu como símbolo máximo da Adega e o naming com um lettering inspirado nos primeiros rótulos. Armando Fontainhas explica que “trata-se de uma homenagem a Deu-La-Deu Martins (personagem lendária da história de Monção) pelo que fez pelo povo monçanense, mas acima de tudo à figura da mulher. O novo logo representa ainda um tributo ao matriarcado das famílias do Alto Minho, uma posição de poder e independência que se tem reforçado ao longo dos séculos.”

A Adega de Monção espera que esta renovação venha dar “um novo fôlego à marca”, após um ano atípico e desafiante para o mundo dos vinhos. O ano de 2021 promete vir a ser um ano de reinvenção e recuperação para a Adega Cooperativa.

 

 

A Adega de Monção foi fundada a 11 de outubro de 1958, por 25 viticultores. Está situada na sub-região de Monção e Melgaço, onde a casta de Alvarinho é melhor representada, em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Presidida por Armando Fontainha, a Adega de Monção prima pelo acompanhamento das novas tecnologias e na melhoria das suas instalações. Entre 1986 e 2006 melhorou as condições tecnológicas de receção das uvas e o processo de vinificação, a capacidade de armazenamento, estabilização e engarrafamento dos vinhos; aumentou as instalações; criaram estruturas físicas que permitiram alagar a comercialização nacional e internacional, estando, neste momento, na Europa, em África e na América do Norte e Sul.

Em 2005, criaram o Espaço Histórico e Cultual da Adega de Monção, integrando, assim, na Rota dos Vinhos Verdes, Itinerário do Minho. Em 2009, a Adega foi galardoada pelo IAPMEI com o Estatuto de PME Excelência, que tem vindo a ser renovado todos os anos.