Já há um balcão para lesados pela Águas do Alto Minho…

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O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira criou um balcão de atendimento a consumidores lesados pela empresa de gestão das redes de água e de saneamento Águas do Alto Minho (AdAM).

“No uso das competências que me são conferidas pelo disposto na alínea a) do nº 2 do artigo 35º do Anexo I à Lei nº 75/2013, de 12 de setembro e alterações sucessivas, e artigo 8º do Decreto-Lei n.º 305/2009, de 23/10, determino a criação do Balcão de Atendimento Utentes/Lesados da ADAM, o qual funcionará integrado na subunidade orgânica de Atendimento ao Utente e Apoio às Unidades Orgânicas”, lê-se no despacho assinado por Fernando Nogueira.

Nogueira justificou “a tomada urgente de medidas por parte da autarquia com o sentimento geral de insatisfação da população servida pela empresa, a premência de se dar uma resposta adequada e eficaz à insuficiência dos meios de atendimento aos utentes”.

O balcão de atendimento abriu esta terça-feira e vai “funcionar no horário de atendimento da autarquia, ou seja, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:00”.

“Atendendo à atual situação pandémica e às medidas em vigor no âmbito do estado de emergência, o atendimento será realizado, preferencialmente, por marcação prévia, devendo ser agendada pelo telefone nº 251 708 020 ou pelo endereço de correio eletrónico”, refere o despacho do autarca.

“Importa também recolher e compilar elementos e informação sobre o sistema de faturação da AdAM, a qual servirá de suporte para análise e ponderação de medidas oportunas, tendo em conta a qualidade de sócio minoritário do Município de Vila Nova de Cerveira, bem como as suas competências e atribuições legalmente definidas”, é um dos considerandos invocados no despacho de Fernando Nogueira.

O autarca aponta ainda “a manifesta insuficiência dos meios disponíveis para os utentes reclamarem das suas facturas ou solicitarem os necessários esclarecimentos sobre os vários itens e elementos das facturas dos serviços de fornecimento de água, recolha e tratamento de saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos, nos quais se incluem os meios digitais, o atendimento telefónico e o atendimento presencial na loja da AdAM em Vila Nova de Cerveira”.

“Torna-se urgente prestar apoio aos munícipes que simultaneamente são utentes da AdAM, seja para prestação de esclarecimentos sobre os serviços prestados pela empresa e constantes da faturação emitida, seja para colaboração na formalização de reclamações daqueles que se consideram lesados pelos valores constantes da sua faturação”, sustenta.