Covid-19: “Primeiro dia de vacinação em Monção foi exemplar”

0
295

Manuel Loureiro, com 95 anos, feitos no passado sábado, e natural de Moreira, em Monção, foi o primeiro utente a ser vacinado contra a covid-19 no pavilhão desportivo de Monção que entrou hoje em funcionamento. Com mobilidade reduzida, o nonagenário vinha acompanhado da sua filha. Depois de tomar a vacina, mostrava um semblante de satisfação. “É uma coisa boa. Estou bem e aliviado”, admitiu, mostrando-se “surpreendido” e “agradado” por ter sido “a primeira pessoa a ser vacinada”.

Durante esta quinta-feira foram vacinadas 330 pessoas. Maria José Guimarães, 86 anos, a enfermeira mais antiga de Monção, foi uma das pessoas inoculadas neste dia. Conhecida por muitos monçanenses e profissionais de saúde, que reconhecem na “Menina Zézinha” uma referência da enfermagem no concelho, fez questão de registar este “momento importante para vencermos o vírus”.

O processo de vacinação continua esta sexta-feira, a partir das 9h30, com a vacinação de pessoas com idades entre 50 e 65 anos, portadoras de doenças relacionadas com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal crónica e doença pulmonar crónica. A marcação dos utentes é efetuada, telefonicamente, pelo Centro de Saúde de Monção, o qual comunica ao utente o dia e a hora em que deve dirigir-se ao Centro de Vacinação. O acesso apenas é permitido aos utentes com marcação definida, podendo, em caso de mobilidade reduzida, ser acompanhados por um familiar.

“A vacinação reforça a esperança e a confiança no futuro. Este dia é importante para ultrapassarmos um obstáculo muito difícil que causa mágoa às famílias, condiciona os nossos comportamentos e fragiliza a economia local”, afirmou o autarca António Barbosa que visitou o centro de vacinação no período da tarde. “O primeiro dia foi exemplar”, assegurou o autarca, reconhecendo “extraordinário trabalho feito pelos profissionais de saúde, bombeiros e funcionários da autarquia” para a entrada em funcionamento deste centro.