Covid-19: Vacinação em Cerveira começou com esperança e rodeada de obras de arte

0
189

O Centro de Vacinação contra a covid-19 de Vila Nova de Cerveira instalado no Fórum Cultural entrou esta quinta-feira em funcionamento. De acordo com a autarquia, 330 cerveirenses com idade superior a 80 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Para o autarca de Vila Nova de Cerveira, hoje foi um “um dia em que é relançada a esperança”. Este Centro Municipal de Vacinação além de assegurar todas as condições indispensáveis para que o processo decorra com toda a segurança, proporciona “a usufruição de algumas obras de arte afetas à Bienal de Cerveira, uma mais-valia até para aliviar os receios e as incertezas relativamente ao desconhecido”, frisou a autarquia.

“Hoje é o início de uma nova fase, de esperança pela retoma de alguma liberdade e normalidade ao quotidiano a que estávamos habituados. No entanto, ainda será um processo moroso”, admitiu o autarca Fernando Nogueira.

A aguardar na sala de recobro, Maria Teresa Rocha foi a primeira munícipe a ser vacinada e assegurou que “não estava nada enervada, pois queria muito tomar a vacina”.“Com esta doença não se brinca e é muito importante a vacinação. Todos deviam ser vacinados”, defendeu. Muito bem-disposto, com 91 anos, José do Paço, também reforçou a importância da vacina, informando que já tem a segunda toma agendada para o dia 18 de março. “Confesso que estava um pouco ansioso, não por mim, mas o meu maior receio era de passar a doença aos meus familiares, que são jovens e precisam de trabalhar”, disse, deixando ainda um apelo: “A vacinação é importante, mas o uso da máscara também, e na minha caminhada diária vejo muita gente sem essa responsabilidade, e a andar com a máscara ou no braço ou no queixo, e não deve ser assim.”

O Centro Municipal de Vacinação de Vila Nova de Cerveira tem uma capacidade máxima de vacinação de 350 pessoas por dia, tendo neste primeiro dia sido convocados 330 seniores com mais de 80 anos, num universo de 700 identificados pelo Centro de Saúde do concelho. Para esta sexta-feira, estão convocadas 132 utentes, alguns dos quais já incluídos no grupo de pessoas entre os 50 e 65 anos com patologias associadas.

“Estão a ser feitos todos os esforços para se conseguir vacinar nas próximas duas a três semanas todos os munícipes que integram os grupos prioritários desta 1ª fase, de acordo com as orientações e a disponibilização de vacinas”, afirmou a enfermeira em funções de chefia no Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira, Carla Ribas. A profissional de saúde destacou ainda que o processo de vacinação Covid-19 no Alto Minho apresenta “caraterísticas únicas, em resultado de uma plena articulação com todos os municípios e juntas de freguesia”.

O Centro Municipal de Vacinação de Vila Nova de Cerveira é composto por quatro gabinetes de vacinação, uma secretaria de apoio, um posto de apoio para a equipa médica, duas salas de espera e duas salas de recobro, além de um espaço para preparação de vacinas e uma área para a equipa de higienização e desinfeção.