Marcas já permitem comprar carros novos online

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Com os stands fechados novamente devido aos desenvolvimentos da pandemia da Covid-19, as marcas de automóveis já permitem a compra de carros nas páginas oficiais. Após o primeiro confinamento, as marcas criaram processos digitais para agilizar a aquisição de veículos novos e esta nova tecnologia já está disponível.

As 20 principais marcas de automóveis têm serviços de compra de carros de forma totalmente digital. Para que estas plataformas arrancassem, foi necessário que as marcas estivessem ligadas às redes de concessionários por todo o país de forma a que os stocks fossem contabilizados.

Além disso, marcas como a Peugeot e a Citroën possibilitam a entrega do veículo na morada do cliente, sem que este tenha de sair de casa para efetuar a compra do carro. Esta opção também é disponibilizada pela Mercedes, onde é permitido ir buscar o veículo à concessionária. Por sua vez, a Fiat exige que uma primeira conversa seja feita através do seu chatbot e, só após esse contacto, é que avança para a análise do pedido.

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a venda de carros sofreu uma queda histórica de 84,6% em abril de 2020. Agora que estamos no segundo confinamento, fevereiro de 2021 também caminha para a lista dos piores registos de sempre. Porém, agora que este serviço online está disponível, as pessoas terão mais facilidade em avançar com este tipo de aquisição.

Como se fazem os pedidos online?

Para fazer o pedido, entra no site da marca através do computador ou telemóvel, pesquisa e configura o modelo do carro desejado. Pode trocar mensagens com os representantes da marca e escolher qual das propostas lhe interessa mais. Após esse contacto, será enviado um e-mail do vendedor mais próximo em que estará contemplado se é possível realizar a venda de um carro usado do mesmo modelo. Isso permitirá abranger uma opção com um preço mais baixo.

Também é perguntado se o cliente precisa de um crédito automóvel para avançar com a compra. Visto que a compra do veículo já pode ser feita digitalmente, os créditos online são uma ajuda para que os processos sejam terminados sem que o cliente saia de casa em tempo de pandemia. No entanto, o Banco de Portugal avisa que os empréstimos online só devem ser feitos por instituições financeiras ou intermediários de crédito autorizados por essa entidade de forma a que os clientes não sofram fraude.

Venda online é suficiente para impedir outra crise no sector?

Mesmo com esta atualização nos serviços do sector automóvel, as marcas antecipam um período de estagnação nas vendas.  A esperança de que o mercado automóvel não revele números piores do que em 2020 recai no aumento das compras feitas dos portugueses na internet. Em novembro do ano passado, o Observatório de Tendências afirmou que a pandemia impulsionou cerca de 57% do e-commerce em Portugal. De forma geral, cerca de 45% dos inquiridos admite que os seus hábitos de consumo sofreram alterações motivadas pela pandemia da Covid-19.