Coura continua a trocar sementes… este ano online

0
188

A Feira Anual de Troca de Sementes de Paredes de Coura vai regressar este sábado e domingo, 6 e 7 de março, em versão online, contornando assim os constrangimentos provocados pela pandemia da covid-19. A Feira Anual de Troca de Sementes “é mais um contributo para a valorização e preservação das sementes e plantas locais, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas”, frisa a organização a cargo do Município e a Associação Quinta das Águias, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.

Esta 7ª edição em versão online pressupõe que os interessados enviem, até ao dia 4 de março, a indicação das sementes disponíveis para troca, juntamente com o nome, proveniência, data e fotografia nítida. Deverão indicar também o perfil de Facebook, para que a troca seja combinada desta forma. Se não tiverem perfil de Facebook, poderão indicar um contacto a ficar disponível online. Nos dias 6 e 7 de março, os organizadores publicarão na página do evento um álbum de fotos por participante, com as respetivas informações e tags para contacto. Os participantes farão diretamente as trocas e envios entre si. Não é permitida a venda de sementes e estas têm de ser produzidas em modo biológico.

“A progressiva perda de variedades genéticas de muitas sementes constitui um perigo para a Humanidade, porque muitas dessas variedades eram mais resistentes a pragas e doenças. Além do mais, estas representam um património que importa não perder. A educação, a informação e a partilha são das armas mais importantes para contrariar a crescente perda de muitas sementes, quer por desleixo quer pela influência e pressão dos grandes grupos agroalimentares”, defende Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a importância “de preservar a biodiversidade biológica e incrementar as formas sustentáveis de produção de alimentos, porque simultaneamente contribui-se para uma alimentação mais saudável e um modo de produção mais justo”.