“Escola da Natureza” de Viana apresentada como exemplo de boas práticas dos municípios saudáveis

0
179

O projeto “Escola da Natureza” foi selecionado para representar o Município de Viana do Castelo no VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O projeto levado a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) será apresentado no webinar temático “Ecologia e Saúde”, no dia 19 de março, como exemplo de boas práticas dos municípios saudáveis.

Este webinar pretende aprofundar os conceitos de ecologia e saúde, identificar estratégias e políticas públicas promotoras de desenvolvimento sustentável e promover ações municipais que desenvolvam a saúde ambiental.

O projeto “Escola da Natureza”, para alunos do 2º e 3º ciclo, tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares do património natural rico e diversificado do concelho vianense e foi concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade jovem e escolar, estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.

Foram, assim, criadas ferramentas de trabalho (teóricas e práticas) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000 que integram o concelho de Viana do Castelo e que se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários e que são passíveis de utilizar no pós-projeto.

Em maio de 2018 o projeto do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo foi o grande vencedor dos European Natura 2000 Awards, obtendo o número mais elevado de nomeações, por meio de votação pública através do site do Natura 2000 Awards.

De salientar que a iniciativa “Escola da Natureza”, financiada no âmbito do “Portugal 2020”, teve como parceiros os Município de Esposende e Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, e contou com o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.