Caminha entregou mais de 6000 refeições desde o início deste confinamento

0
187

O Município de Caminha já entregou mais de 6000 refeições reforçadas em casa de crianças e jovens pertencentes a agregados carenciados, bombeiros aquartelados em Caminha e Vila Praia de Âncora, crianças que frequentam as escolas de acolhimento e, ainda, aos profissionais de saúde afetos ao Centro de Vacinação Comunitário, desde o início deste confinamento, no dia 22 de janeiro.

As refeições são confecionadas na cantina da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais e entregues por funcionários municipais praticamente em todas as freguesias. É de referir que todas as refeições entregues são reforçadas, já que para muitos dos beneficiários a refeição escolar será a única refeição completa de que beneficiam diariamente.

“A Câmara Municipal de Caminha tem feito tudo o que está ao seu alcance para atenuar os efeitos económicos e sociais da pandemia. Não há missão mais generosa e essencial do que levar alimento a quem precisa e é isso que dezenas de trabalhadores do Município têm feito, ao longo dos últimos meses, de modo a que nada falte às famílias em dificuldades do nosso concelho. Há dificuldades, há certamente coisas que podíamos fazer melhor, mas é um orgulho enorme poder liderar homens e mulheres, cozinheiras e motoristas, assistentes operacionais e administrativos, técnicos superiores, trabalhadores do Município que têm dado o melhor de si para poder corresponder às necessidades da nossa população”, afirmou o autarca de Caminha, Miguel Alves.

Segundo a autarquia, diariamente são confecionadas entre 203 e 220 refeições, sendo que 157 são refeições de criança, compostas por uma sopa reforçada, uma refeição reforçada, 2 pães e 2 peças de fruta; 9 são refeições para a adultos carenciados compostas por 2 sopas reforçadas, 2 refeições reforçadas, 4 pães e 4 peças de fruta; 19 são refeições entregues para os Bombeiros de Caminha e Vila Praia de Âncora, compostas por 1 sopa reforçada, 1 refeição reforçada, 1 peça de fruta e 1 pão; 33 são entregues nas escolas de acolhimento. Entretanto, nos dias em que decorre vacinação contra a COVID-19 são entregues cerca de 17 refeições diárias destinadas aos profissionais de saúde.

O Município tem ainda duas escolas de acolhimento, a funcionar na EB de Caminha e na EBS de Vila Praia de Âncora, para filhos de trabalhadores que prestam serviços essenciais e não podem recolher ao domicílio. A EB de Caminha acolhe 22 alunos do pré-escolar e 1º ciclo, que frequentam as escolas do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e IPSS do concelho. Já a EBS de Vila Praia de Âncora acolhe 12 alunos, que frequentam desde o 5º até ao 9º ano de escolaridade. A Câmara ainda garante o horário de funcionamento das escolas de acolhimento de acordo com a disponibilidade dos pais, bem como o transporte para os alunos que não têm meios de se deslocar.