D. Anacleto Oliveira recordado na Missa Crismal de Quinta-feira Santa

0
222

A Sé de Viana do Castelo acolheu, na manhã desta Quinta-feira Santa, a Missa Crismal presidida por D. Nuno Almeida, Bispo-Auxiliar de Braga, a convite do administrador diocesano, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira.

O Bispo-Auxiliar de Braga recordou D. Anacleto Oliveira e a sua última carta pastoral, desafiando os sacerdotes a uma atenção especial aos jovens, a quem não “basta ouvir testemunhos, mas sobretudo sentir realidades”, motivando-os a “tudo fazer para que os jovens cruzem o olhar de Cristo e tudo fazer para que os jovens escutem a Voz e Chamamento de Jesus Cristo”. 

Na homília, partindo das palavras do profeta Isaías, e retomadas por Jesus na ida à Sinagoga, D. Nuno Almeida apelou a que o presbitério possa “afirmar, em uníssono, a sua identidade diaconal e não patronal ou clerical”. “Esta é a única maneira de podermos dizer quem verdadeiramente somos e qual a missão que devemos realizar”, frisou. Com efeito, convidou os sacerdotes a olhar para os óleos do Crisma, dos enfermos e dos catecúmenos como “um autêntico manancial ou programa de vida”. “Igual ao de Cristo. Outros Cristos, ungidos no coração, para levar o anúncio do Evangelho a todos os irmãos”, acrescentou. 

Neste sentido, pediu ao presbitério que fosse capaz de promover uma “mística da fraternidade”, “de olhos e ouvidos bem abertos, de mãos disponíveis e de sandálias sempre calçadas, comprometida na atenção constante ao sofrimento alheio”, “uma doação total a Cristo e aos irmãos”, vivida, igualmente, através da oração, como “centro vital”, que torna sensíveis aos erros e a tudo o que há de belo e de bom a cada dia, os que dela se aproximam.