Mercadona de Viana já disse “sim a continuar a cuidar do planeta”

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A Mercadona implementou hoje o conceito de Loja 6.25 no supermercado de Viana do Castelo, cujo objetivo é transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, permitindo deste modo ouvir os comentários dos clientes no terreno. 

Depois de ter 72 lojas em Portugal e Espanha adaptadas a esta estratégia, a Mercadona pretende alargar esta estratégia a toda a cadeia durante este ano. 

“Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, foram recebidas mais de 5.000 opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular”, referiu a Mercadona.

A Mercadona vai disponibilizando mais informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo, onde, além disso, “O Chefe” poderá também encontrar conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona. 

De acordo com a empresa, as duas primeiras fases da estratégia – eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções e eliminar os descartáveis de plástico de uso único – já estão concluídas. Seguem-se a diminuição em 25% o plástico das embalagens (até 2025), promoção do desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis, reciclagem de todos resíduos de plástico gerados nas lojas e formação e informação aos clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas. Em 2025, a Mercadona pretende atingir um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico; todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico.

De acordo com a empresa, a Estratégia 6.25 corresponde a um investimento de 140 milhões de euros ao longo dos próximos quatro anos. 

O cumprimento da primeira ação da Estratégia 6.25 supõe uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano. Além disso, a Mercadona, com o intuito de informar os clientes sobre a forma correta de separar e reciclar os seus resíduos, incorporou um pictograma nos sacos tanto de secção como de linha de caixas, onde a empresa dispõe de três opções de reutilizáveis e sustentáveis. 

Para alcançar a terceira fase da estratégia, a Mercadona a empresa desenvolve diferentes estratégias como a eliminação do plástico e substituição por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado para diminuir o uso de materiais virgens e fomentar a economia circular. Exemplo disso é a criação de uma garrafa feita 100% com plástico reciclado disponível em todas as lojas que prevê uma diminuição de 700 toneladas por ano de plástico virgem. 

 

O Plano de Responsabilidade Social da Mercadona aposta na sustentabilidade ambiental. “Para tal, conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, na gestão de resíduos, na produção sustentável e na redução de plástico. Para além disso, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhora da qualidade do ar nas cidades através da utilização de camiões e carrinhas propulsados por tecnologias mais limpas e eficientes”, informa a Mercadona.

Tendo também em mente a mobilidade sustentável do “Chefe” (cliente), a empresa dispõe de 1.350 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos, colocados nos estacionamentos em mais de 500 lojas.

A Mercadona começou a instalar pontos de carregamento para veículos elétricos em 2017 com a implantação do Novo Modelo de Loja Eficiente e prevê continuar a aumentar esse número durante o ano de 2021.

A Mercadona integra, desde 2011, o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.

Em março de 2020, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo aderido também ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.