Festival online faz reflorescer artistas vianenses 

0
260

Mais de 40 artistas e grupos de Viana do Castelo vão celebrar a Primavera com concertos online. O projeto, intitulado “Concertos de Primavera – Artistas de Viana celebram a Primavera”, é organizado pela Câmara Municipal e pretende “apoiar os músicos locais e estimular a cultura vianense”. 

A 1ª edição dos Concertos de Primavera decorrerá aos fins-de-semana (sextas-feiras, sábados e domingos), pelas 21h30, nas redes sociais do Município de Viana do Castelo. O primeiro fim-de-semana de concertos arranca dia 5 de abril com atuações de Eliseu Matos e do projeto Phole, de João Gigante. No sábado, a noite será de DJs, com Diego Morales e DJ Pedro Pena. Já o domingo será dedicado ao fado de Filipa Barreiros. “Nos últimos meses, tem sido impossível realizar qualquer tipo de concerto nos mais variados locais culturais e menos culturais de Viana do Castelo devido à pandemia de covid-19. Entendemos que era altura de encontrarmos uma forma de realizá-los, dando um novo e diferente ânimo aos artistas”, explicou Carlota Borges, vereadora dos Equipamentos Culturais.

O festival online acontece nos meses de abril e maio, podendo prolongar-se ao início do Verão. “As pessoas estão em casa e precisam de alguma animação, por isso, pensamos nesta programação on-line. Cada um dos concertos terá entre 30 a 35 minutos e pretende dinamizar os fins-de-semana dos vianenses e de todos os interessados, naquele que é mais um apoio à cultura”, acrescentou, ansiando que, para o ano, a iniciativa se possa realizar “ao ar livre” e “percorrer as ruas” da cidade.  

A vereadora garantiu ainda que o projeto vem “dar um novo alento” à cultura e ao meio artístico vianense. “Os concertos estão a ficar espetaculares. Os artistas aderiram em massa e estão felizes por fazer esta atuação, embora seja online. É uma forma que encontramos para os pôr a mexer e a trabalhar, mostrando os seus trabalhos. Para além disso, vão poder ficar com uma gravação de um concerto que pode ser também uma ferramenta de promoção”, salientou. 

 

Foto: Phole

https://www.facebook.com/pholediatonico