Prémio Mário Soares distingue trabalhos escolares sobre cidadania europeia

0
242

A Delegação Socialista no Parlamento Europeu apresentou a primeira edição do Prémio Mário Soares, dirigido a alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, para distinguir trabalhos apresentados no âmbito da componente curricular Cidadania e Desenvolvimento e que valorizem aspetos da cidadania europeia. 

Poderão também concorrer ao Prémio Mário Soares trabalhos realizados no contexto de outras disciplinas, do mesmo ciclo de estudos, que tenham por finalidade contribuir para o desenvolvimento de um sentimento de pertença dos cidadãos à União Europeia.

Os autores dos cinco melhores trabalhos serão premiados com uma visita ao Parlamento Europeu que incluirá viagem e estadia por duas noites em Bruxelas. As candidaturas poderão ser feitas até 31 de Maio, através do site www.premiomariosoares.eu. Os vencedores do prémio serão divulgados em junho. 

“É uma homenagem a um grande socialista e a um grande cidadão português e europeu, e uma forma de inspirados pelo seu exemplo, incentivar junto dos estudantes portugueses a reflexão sobre os valores europeus, o estudo do projeto europeu e a participação ativa na sua aplicação”, afirmou Carlos Zorrinho, presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu. 

O júri do Prémio Mário Soares será́ presidido por Isabel Soares, filha de Mário Soares, e Maria Barroso.

 

Foto: https://www.europarl.europa.eu/portal/pt