Gestão Estratégica – As Metáforas da Liderança: Pensar, Agir e Comunicar o último livro de Conceição Gonçalves

0
248

Conceição Gonçalves, é membro do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva (GEIC) do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), es masallero fundador da Escuela de Inspiración, e sócia fundadora da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima. Licenciou-se em Motricidade Humana, possui mestrado em Inteligência Competitiva pela Universidade Fernando Pessoa – Porto e Especialización en «Inteligencia Estratégica para Organizaciones Innovadoras» da Universidad de Alicante. Trabalha na Administração Pública e atua como profissional de Inteligência Competitiva principalmente no espaço ibero americano onde é reconhecida.

As diferentes atividades e desafios concretizam-se no propósito da autora: facilitar a empresas, empresários e profissionais o desenvolvimento de habilidades especializadas em inteligência estratégica a partir da abordagem crucial desempenhada pela gestão estratégica e gestão do conhecimento e do capital intelectual.

Para a autora, exercer a liderança é atrair seguidores, servir, influenciar mentalidades e comportamentos positivamente, adaptar a mudanças, motivar, agir eticamente e possuir inteligência emocional.

O livro utiliza algumas metáforas para ajudar a conferir riqueza e personalidade aos conteúdos, a conceituar melhor os elementos e os personagens do texto e a entender o sentido que se quer apresentar, bem como analogias para uma explicação razoável e um bom entendimento das características que unem as ideias comparadas.

Conceição tenciona neste novo livro ajudar a interpretar, lidar e confrontar o potencial de liderança do leitor, de gostar deveras de pessoas, de saber comunicar e interagir com elas, de ter uma boa base de valores e partilhá-la com os demais.

Ao longo do livro é explanada a necessidade de mudança de um mindset na perspetiva da liderança-talento, onde a abordagem passa por reconhecer a preparação prévia das pessoas para o exercício do poder em toda e qualquer circunstância com pessoas com motivação intrínseca e propósito, com noção do seu valor no mundo e características que fazem delas os líderes desejáveis.