Viana volta a ficar florida com esculturas gigantes de flores

0
289

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai retomar a iniciativa Viana Florida e, para o fim-de-semana de 8 e 9 de maio, está prevista a construção de esculturas floridas gigantes na Praça da Liberdade. Os arranjos florais de grandes dimensões começam a ser preparados, ao vivo, a partir das 9h00 do próximo sábado.

De acordo com a autarquia, algumas das estruturas serão criadas pelos jardineiros municipais e outras serão concebidas ao vivo por vários profissionais das artes florais provenientes do concelho e de outros locais do país.

Neste âmbito, a autarquia está também a dar continuidade e a reforçar o programa “Florir o Centro Histórico” e o programa “+ Viana à Esplanada”, que se destinam a florir as varandas das ruas do centro histórico e a florir as esplanadas aderentes, numa colaboração com o Horto Municipal que fornece as plantas.

A Viana Florida surge como forma de assinalar a diversidade e qualidade florística associada à paisagem, mas também as festividades e os vários motivos das artes decorativas que utilizam a flor e efeitos de feição naturalista e fitomórfica como ornamentação.

“As flores têm, assim, uma presença na agenda cultural de Viana do Castelo e são o mote para a realização de um conjunto de atividades de celebração e promoção dedicado a enaltecer a beleza dos jardins e espaços verdes da cidade e de todo o concelho e a promover as festividades e outras manifestações culturais das freguesias que utilizam as flores nas suas celebrações e que ocorrem normalmente no mês de maio, nomeadamente Vila Franca, Vila Mou e Alvarães”, frisa a autarquia.

O evento entra agora na 7ª edição, após o interregno de 2020, devido à pandemia que impossibilitou a sua realização.