Ponte medieval de Cabreiro pode ser imóvel de interesse nacional

0
248

A ponte sobre o rio Cabreiro, que  liga as povoações de Igreja e Sobreira, em Arcos de Valdevez, entrou em processo de classificação como imóvel de interesse nacional. 

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez explicou à Lusa que a classificação desta ponte foi proposta pela autarquia, há três meses, em articulação com a Junta de Freguesia, “inserida na estratégia municipal de valorização do património cultural”.

“Não só para garantir a sua conservação e valorização, mas também para constituir mais um atrativo turístico do concelho, uma vez que a ponte de Cabreiro está situada nas imediações da ecovia do rio Vez, próximo dos passadiços das Lagos do Vez, recentemente inaugurados”, adiantou João Manuel Esteves.

A ponte de Cabreiro é apontada como “um dos exemplares mais característicos da arquitetura civil da Idade Média e Moderna existente em todo o concelho” e “caracteriza-se por uma arquitetura global bastante interessante, apresentando dois arcos desiguais, exceptuando o da margem direita, sendo o maior de volta perfeita e siglado”.

Segundo a publicação da autarquia, “cronologicamente a sua construção situa-se na segunda metade do século XV, como parece atestar a inscrição de grandes dimensões patente na aduela do arco em ogiva, e que remete a obra para ano de 1462, empreendida por um abade local, Afonso Anes, criado de Dom Leonel de Lima”, sendo que “na Época Moderna teve uma possível intervenção ao nível arco de volta perfeita”.