Biblioteca de Viana mostra “Oficina de Afectos”

0
181

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo tem disponível para visita a exposição “Oficina de Afectos”, de Marta Madureira, designer de comunicação e ilustradora. A mostra, que está patente até 4 de julho, inclui a obra gráfica da autora publicada em livros, revistas e jornais.

Esta exposição insere-se no projecto “Exposição de Obra Gráfica” da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo cujo tema é a obra de um artista convidado, de reconhecido valor, publicada em livros e revistas por editoras e instituições nacionais e estrangeiras.

Marta Madureira dá aulas no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave na licenciatura de Design Gráfico e no mestrado de Ilustração e Animação. É licenciada e mestre pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e doutoranda pela mesma universidade. Foi distinguida com o vários prémios internacionais, nomeadamente, prémio Jovens Criadores Bienal de Atenas em 2003 e  Jovens Criadores Bienal de Nápoles, em 2005. Recebeu menções especiais no Prémio Nacional de Ilustração em 2010 e 2011 e alcançou o 1º prémio – 3×3 Magazine of Contemporary Illustration 2012. A ilustradora conta com cerca de 20 livros ilustrados para a infância com textos de Álvaro Magalhães, Vergílio Alberto Vieira, Manuel António Pina, Adélia Carvalho, Ana Luísa Amaral, entre outros. É autora e realizadora da série de animação “As Máquinas de Maria”, financiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual. É, juntamente com Adélia Carvalho, fundadora da editora Tcharan.