Viana quer plataforma logística intermodal e acesso ferroviário ao porto de mar

0
245

O presidente da Câmara de Viana do Castelo defendeu a construção de uma plataforma logística intermodal e criação de acesso ferroviário ao porto comercial de Viana do Castelo como investimentos futuros para dar resposta à dinâmica empresarial da cidade e distrito. 

A posição de José Maria Costa foi revelada durante a reunião da Comunidade Portuária de Viana do Castelo, que discutiu os desafios do porto de mar e quais as expectativas para esta estrutura. “Viana do Castelo, no âmbito da sua Agenda do Mar, vai propor que seja feito um estudo de viabilidade para a construção de um porto seco (plataforma logística intermodal) e também os acessos ferroviários ao porto comercial, em estreita articulação entre ambos os investimentos”, revelou José Maria Costa.

“Estes projetos, assentes na constatação da capacidade de atração de novos investimentos e na capacidade exportadora das empresas, foram bem acolhidos pela Comunidade Portuária”, informou a autarquia, em comunicado. Neste sentido, “ambos serão integrados nas propostas da Agenda do Mar 20-30”, sendo que o autarca referiu ainda a aposta na descarbonização do porto comercial através da produção de hidrogénio verde.