Parlamento manda o Governo mudar o pórtico de Neiva

0
224

O parlamento aprovou um projeto de resolução do PSD que recomenda ao Governo a eliminação do pórtico de Neiva na autoestrada A28 e a sua deslocalização para sul da saída para Castelo do Neiva, em Viana do Castelo. O projeto de resolução, aprovado em sessão plenária na Assembleia da República, recolheu os votos favoráveis de todos os partidos e de apenas três deputados do PS. O PAN e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira(ex-Livre) abstiveram-se.

No documento, os deputados que o aprovaram recomendam ao Governo que “proceda à eliminação do pórtico de Neiva na A28 da localização atual, na defesa dos trabalhadores e empresas das Zonas Industriais adjacentes, da coesão territorial e bem-estar da população da região e a sua deslocalização para Sul da saída para Castelo do Neiva”.

O pórtico de Neiva da A28, antiga SCUT (Sem Custos para o Utilizador) que liga Viana do Castelo ao Porto, está situado à entrada de uma zona industrial da capital do Alto Minho, algo que é considerado “entrave” à atividade empresarial da região.

No projeto de resolução, o grupo parlamentar do PSD argumenta que, “tendo as primeiras portagens nas SCUT sido introduzidas por um Governo socialista, em 2010, está agora também nas mãos do mesmo Partido Socialista a possibilidade de rever e encontrar uma solução para uma velha reivindicação, a localização do pórtico de Neiva na A28 e na entrada sul de Viana do Castelo”.