Trabalho em rede promove 139 espetáculos culturais

0
192

O programa da viagem histórico-cultural “Do Ferro ao Ouro” prevê a realização de 139 espetáculos, distribuídos pelos municípios de Barcelos, Braga e Esposende, entre os meses de junho e setembro.

Privilegiando a realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais, “Do Ferro ao Ouro” é um projeto que visa a divulgação e integração territorial, envolvendo criações, recriações, performances, experiências imersivas e reinterpretações e olhares que entrecruzam o contemporâneo e a história e o património do território.

Para a vereadora da Cultura do Município de Esposende, Angélica Cruz, este projeto “proporciona uma viagem no tempo e no território, recorrendo a formatos múltiplos e multidisciplinares, potenciando a participação da população e o aumento de fluxos turísticos”.

Armandina Saleiro, vereadora da Cultura do Município de Barcelos vincou “o desafio” que constituiu “criar um programa em rede e de qualidade, com o objetivo de envolver todos os grupos culturais e a população”.

Já Lídia Dias, do Município de Braga, destacou a importância do momento para o território, na medida em que “este tempo excecional abalroou os hábitos e rotinas associados à cultura e, através de um trabalho técnico de enorme qualidade, podemos apresentar programas tão ricos que atraiam público”.

Maranhão Peixoto, presidente do conselho de Administração da Esposende 2000, parceira do evento, enalteceu “o importante trabalho que este projeto encerra de preservação da cultura e da memória coletiva”.

Rafael Amorim, Secretário da Comunidade Intermunicipal do Cávado, entidade impulsionadora da candidatura, é apologista do “trabalho em rede”, como forma de chegar às gerações mais novas, “porque são mais exigentes e querem perceber de onde vimos, mas querem que lhes expliquem de uma forma muito sólida e esteticamente apelativa”.

Do Ferro ao Ouro pretende proporcionar uma vivência ao longo dos tempos e da sua (re)descoberta e (re)interpretação, através do robustecimento da oferta turístico-cultural, potenciando a atração de fluxos turísticos crescentes, envolvendo, simultaneamente, a participação direta das comunidades locais, por um lado, através da extensa rede de parceiros e, por outro, privilegiará a mediação criativa e interação direta com o público, envolvendo ativa e diretamente as comunidades nos processos performativos.

Tendo presente a perspetiva de viagem no tempo e no território, a própria designação da operação decorre dessa simbiose. «Do Ferro ao Ouro» é, assim, a transmutação temporal e territorial dos percursos artísticos e históricos, deambulando pelo território do baixo Cávado, desde o período da idade do ferro ao esplendor áureo do período barroco.

O programa cultural da operação «Do Ferro ao Ouro» integra ações e eventos culturais em 21 locais associados a espaços distintivos que valorizam o património cultural, considerando-se entre eles sítios arqueológicos, monumentos, jardins históricos, museus e palácios, bem assim como espaços de património paisagístico e locais de interesse patrimonial e turístico.