Parque Ecológico Urbano de Viana recebe um milhar de visitas no dia da reabertura

0
323

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo recebeu cerca de 1000 visitantes no dia de sua reabertura que decorreu ontem, Dia Mundial do Ambiente. Passaram pelo parque cerca de 700 adultos e 300 crianças. 

Com entrada gratuita, este parque permite aos visitantes usufruir de uma zona húmida, banhada pela ribeira de S. Vicente, muito próxima do estuário do rio Lima. Pelos seus 20 hectares, existem cerca de quatro quilómetros com caminhos e passadiços, espaços para merendas, áreas de recreio infantil, zonas agrícolas, observatórios de aves, espaços de leitura, zona de conservação e cafetaria. O parque dispõe de duas entradas, a principal junto à futura Praça Viana e a secundária no edifício do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, que dispõem de pórticos que controlam a entrada de pessoas. No dia da reabertura, o pico das presenças deu-se por volta das 15 horas, com 150 pessoas no interior do parque que tem capacidade para 300 pessoas em simultâneo. 

Para o vereador do Ambiente de Viana do Castelo, este é o “primeiro Exploratório de Viana do Castelo e um espaço repensado para a Liberdade”.

“Para nos encontramos connosco e para nos tornarmos melhores avós, pais, filhos, irmãos ou amigos. Um espaço para nos Educarmos em Cultura – da História de Viana aos nossos autores literários. Um Lugar onde podemos reencontrar ou conhecer as nossas árvores e fauna nativas”, escreveu Ricardo Carvalhido numa publicação nas redes sociais, na qual deixa um extenso agradecimento às pessoas que permitiram a reabertura do parque e aos seus colegas no Executivo Municipal.