Campeões regionais de surf apurados na Arda em prova com recorde de participantes

0
186

As ondas desafiantes da praia da Arda, em Viana do Castelo, foram, no passado fim de semana, palco da 2ª etapa do Circuito Regional de Surf do Norte nas categorias de Sub 14, Sub 18 e Sub 18 Feminino, com organização do Surf Clube de Viana (SCV) e da Federação Portuguesa de Surf.

Rodrigo Lima, da Associação de Surf de Aveiro, em Sub 14, João Crespo, do Ericeira Surf Clube, em Sub 18 e Raquel Vale, do SCV (Xlife Surfschool), em Sub 18 Feminino foram os grandes vencedores desta prova única, que registou um recorde de participações. Foram 110 os inscritos e 15 jovens atletas em lista de espera, o que também trouxe desafios acrescidos à organização.

“Tivemos de fazer adaptações. Somámos 19 horas de campeonato em dois dias. Mas o balanço é positivo, com os muitos participantes a poderem mostrar o seu surf em ondas desafiantes de 1 metro a 1,5 metros” explica João Zamith, presidente do SCV.

Uma das surpresas da competição foi protagonizada por João Crespo, que apesar de federado no Ericeira Surf Clube, veio competir ao Norte e levou o título para o Centro. 

Esta prova, além de definir os campeões regionais, era de apuramento direto para a Finalíssima de Surf Esperanças.

Para João Zamith, uma das explicações para a grande adesão de jovens atletas deve-se ao facto de existirem poucas competições, devido à Covid-19. Considera, no entanto, que “é importante arranjar soluções, sobretudo para os escalões de formação”.

Lígia Sá, presente na entrega de prémios, em representação do Delegado de Saúde Pública de Viana do Castelo, destaca o bom ambiente entre os atletas das diferentes equipas, as diligências da organização para acautelar a segurança de todos e a importância do desporto.

“O desporto, em geral, e a atividade desportiva ao ar livre, em particular, são potenciadores do bem-estar físico e emocional, favorecendo o relacionamento interpares. Também estimula a motivação para vencer obstáculos do dia-a-dia e aumenta o poder de concentração”, refere.

Em simultâneo, o SCV celebrou o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) com a realização de uma limpeza de praia e zona dunar, no Monumento Natural da Praia Eemiana da Ribeira de Anha, que contou com a participação de cerca de 30 alunos, dos 9º e 11º anos, da Escola EB 2,3/Secundária Pintor José de Brito. A iniciativa foi promovida por Guilherme Barros, aluno e surfista do SCV, e pela professora Marilene Esteves, docente de espanhol, no âmbito da temática “Ambiente” com a cooperação do SCV.