Viana dá vouchers como “pitéu” para chamar turistas

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A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) lançaram uma campanha de promoção turística que prevê a atribuição de 1000 vouchers a quem ficar hospedado nos hotéis do concelho com vários descontos em negócios locais e entrada gratuita em espaços municipais. A campanha “Viver Viana!” decorre entre 1 e 31 de julho e é considerada um “pitéu” para atrair turistas a Viana.

Os 1000 vouchers, com descontos imediatos de 30 euros mais a gratuitidade na entrada em vários locais, serão distribuídos nas unidades hoteleiras ou alojamentos com recepção aderentes, mediante reserva de quartos. Os vouchers serão entregues por reserva de quarto, do respetivo espaço de alojamento, por noite de estadia (um voucher p/quarto, por cada noite), e serão utilizáveis no próprio local de alojamento, em restaurantes, lojas de artesanato, empresas de animação turística, museus aderentes e funicular de Santa Luzia. Aos clientes será fornecida uma listagem de todas as empresas aderentes a esta campanha, tendo os vouchers de ser obrigatoriamente utilizados até ao dia 07 de agosto de 2021. O voucher é numerado e é constituído por seis destacáveis, que prevêem descontos de 10 euros em hotelaria e 10 euros em restauração, cinco euros em artesanato e cinco euros em animação turística certificada e entrada gratuita nos museus municipais, funicular de Santa Luzia e navio Gil Eannes. 

“Esta é uma campanha que quer atrair turistas para a nossa cidade e concelho, apoiando os sectores que foram mais constrangidos pela pandemia”, confirmou o presidente da Câmara, mostrando o resultado da promoção que a autarquia fez na imprensa espanhola para “piscar o olho” aos turistas do país vizinho, com especial enfoque nos galegos. “Da parte da Câmara, esta é mais uma iniciativa de cooperação com a Associação Empresarial porque entendemos que neste verão era preciso dar um sinal mais forte e aproveitarmos bem esta época e animar a economia”, acrescentou o autarca, informando que o investimento municipal nesta campanha é de 40 000 euros. 

Objectivo de atrair 2000 turistas em julho

Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC, vincou que se trata de uma campanha para a captação de turistas e explicou que os comércios e restauração interessados em aderir à campanha podem fazê-lo através de um link próprio no site da internet da AEVC. Nos vouchers é disponibilizado um QRCode através do qual é possível ver a listagem das empresas aderentes. “Correndo tudo bem com a campanha, com os 1000 vouchers existe uma grande probabilidade de se colocar perto de 2000 turistas em Viana, o que representa um reforço no comércio”, reiterou Cunha Júnior. “A tradição dos galegos virem para cá é muito forte e acho que estão desejosos de voltar. Portanto, se tiverem um petisco destes, fica ainda mais interessante”, acredita o responsável da AEVC.

O presidente da Câmara indicou que em alguns hotéis da cidade, como na Pousada de Santa Luzia e FeelViana, já se nota a recuperação. “E a previsão é que tenhamos um ano semelhante a 2020 com base no turismo interno. Mas sabemos que esta alteração de circuitos, podem desviar os turistas tradicionais de Viana para outras localidades. Por isso, esta campanha é mais um reforço para fidelizar os antigos e novos turistas e com um “piscar de olho” muito especial à Galiza”, sustentou José Maria Costa, classificando a “Viver Viana!” como um “acelerador do turismo”.