Viana prestou homenagem “singela, mas sentida” a Vasco Gonçalves

0
200
O Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi o palco de uma sessão solene de homenagem a Vasco Gonçalves no âmbito da comemoração do centenário do seu nascimento. A sessão ficou marcada por vários momentos que recordaram a vida do general e antigo primeiro-ministro, nomeadamente a sua passagem por Viana do Castelo a propósito do 10º aniversário da nacionalização dos estaleiros navais.
Promovida pela Associação Conquistas da Revolução, esta homenagem foi encarada como “singela, mas sentida”. Ana Maria Rodrigues, do núcleo de Viana do Castelo da Associação Conquistas da Revolução, lamentou que “nem o Governo, Assembleia da República ou Presidente da República se tenham associado às comemorações do centenário do nascimento de Vasco Gonçalves” que ficou conhecido como “general do povo”. Vasco Gonçalves “foi um homem com uma grandeza de espírito e honestidade assinalada por todos os que com ele privaram e foi durante os seus governos provisórios que foram realizadas as eleições livres para todos os portugueses”, recordou. “Foi também durante os seus governos provisórios que adquirimos o direito ao salário mínimo, ao subsídio de férias, ao subsídio de desemprego e à licença de parto. Por tudo isto, todos os que têm memória não conseguem entender este silêncio sobre o centenário do nascimento de Vasco Gonçalves”, atirou a responsável, lembrando que o núcleo vianense da Associação Conquistas da Revolução tem promovido, desde maio, um conjunto de iniciativas que se prolongarão até final do ano para homenagear Vasco Gonçalves. Uma das iniciativas foi a exposição gráfica alusiva ao “general do povo” que agora deverá fazer uma itinerância pelas escolas secundárias do concelho no início do próximo ano lectivo.
A sessão solene no Teatro Sá de Miranda incluiu a declamação de poesia sobre Vasco Gonçalves, exibição de vídeos com intervenções do homenageado e leitura dramatizada de alguns dos seus discursos. Subiram ainda ao palco José Carlos Barbosa, Cândido Miranda e Chico Malheiro, num momento único para os três músicos, para interpretar músicas de intervenção. Seguiu-se a exibição de um vídeo sobre a passagem de Vasco Gonçalves por Viana do Castelo, em 1985, para assinalar o 10º aniversário da nacionalização dos estaleiros navais. A sessão encerrou com a intervenção do coronel Baptista Alves, capitão de abril e presidente da Associação Conquistas da Revolução.