Viana e Figueira da Foz lançam projecto conjunto para empresas que integram a economia do mar

0
165

A Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) lançam o projeto Inovsea, nos próximos dias 7 de julho, pelas 16h30, no Hotel FeelViana em Viana do Castelo e 8 de julho à mesma hora no Sweet Atlantic Hotel & Spa na Figueira da Foz.

 O Inovsea tem como objetivo potenciar a inovação nas PME que integram a economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego, tendo como base a cooperação e o incremento de competências em fatores críticos de competitividade, como sejam a Economia Circular, a Transformação Digital, a Literacia Financeira e Internacionalização, que permitam potenciar a valorização destas atividades e a progressão nas cadeias e valor.

 O conhecimento e a inovação são as grandes apostas do projeto para que se potencie a exploração dos recursos regionais e se estimule a capacitação das PME das respetivas regiões, consolidando a sua oferta à escala global e fomentando postos de trabalho e o desenvolvimento da economia do mar.

 “Em Viana do Castelo a economia do Mar tem um futuro e uma agenda extraordinariamente risonha e otimista. É muito significativo quer o investimento público e privado que se perspetiva para os próximos anos quer o volume e a qualidade do emprego que se espera criar. Neste contexto, o INOVSEA terá um papel ativo na mobilização e congregação de vontades e interesses da comunidade marítima de Viana do Castelo para evidenciar e reforçar um tão importante setor,” afirma Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC.

“Sendo a ACIFF uma Associação Empresarial Regional que tem como estratégia a aposta no desenvolvimento das potencialidades da Economia do Mar, consideramos que este projeto irá aprofundar o conhecimento sobre o sector, potenciar e criar novas sinergias entre os diferentes agentes económicos e entre as duas regiões envolvidas no projeto. O Mar é o elemento identificativo da nossa região e a Economia do Mar é para o concelho uma aposta de grande potencial nas suas variadas vertentes.,” afirma Nuno Lopes, presidente da ACIFF.

 As ações previstas no projeto enquadram-se em três grandes eixos, que passam pela definição da estratégia para as regiões costeiras, dinamização de ecossistemas de inovação/redes de cooperação e qualificação e capacitação. 

 A participação é gratuita com inscrição obrigatória aqui.