Feira do Livro regressa ao Jardim Público de Viana

0
202

A 41ª Feira do Livro de Viana do Castelo regressa ao formato presencial, dividindo-se entre o Jardim Público e a Biblioteca Municipal entre os dias 17 de julho e 1 de agosto. A Feira do Livro retoma, assim, o formato habitual, mas cumprindo todas as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde para garantir a segurança de vianenses e visitantes.

A Feira do Livro no Jardim Público funciona diariamente das 18h00 às 23h30, exceto à sexta-feira e ao sábado, cujo horário de encerramento é às 24h. Já as apresentações de livros acontecem sempre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.

O programa inicia este sábado, 17 de julho, às 10h30, com a inauguração da exposição da obra gráfica de José Manuel Saraiva, “Uma margem distante”, na Ala Jorge Amado da Biblioteca Municipal. A abertura oficial acontece às 18h00 e, às 21h30, acontece o espetáculo musical PHOLE na varanda da Biblioteca.

Na segunda-feira, 19 de julho, às 18h00, apresentação do livro “Robim de Campanhã – um patife sedutor”, de Mário Silva Carvalho, vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha.

Para 20 de julho, terça-feira, às 18h00, está marcada a apresentação do livro “Espelhos Vadios – Novos Contos”, de Américo Carneiro, na Sala Couto Viana. À noite, às 21h30, animação infantil com dramatização da obra “Ferozes Animais Selvagens”, de Chris Wormell, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal, na Secção infantil da Biblioteca Municipal.

Dia 21 de julho, às 18h00, apresentação do livro “Je suis là où tu ne m’attends pas”, de Deolinda da Silva e, para 22 de julho, também às 18h00, apresentação do livro “Amar um País é cuidar e retribuir”, de Defensor Moura.

A 23 de julho, 18h00, apresentação do livro “Filhos da Cidade Morta”, de Francisco Ceia, e, às 21h30, animação infantil com dramatização da obra “A tartaruga que decidiu ser e fazer diferente”, de Sofia Coelho Branco, na Secção infantil da Biblioteca Municipal.

A 24 de julho, apresentação, às 11h00, por Jorge Silva, do livro “Ilustradores portugueses na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo: 2014 – 2021” e, às 17h00, apresentação da obra “Os Últimos Anos do Homem-Celha””, de Miguel Falcão, vencedor Prémio Lucilo Valdez. A noite encerra com o espetáculo musical de Rui David, “NU, EM CONTRALUZ”, na Varanda da Biblioteca.

Para segunda-feira, 26 de julho, às 18h00, está agendado o lançamento da revista “A Falar de Viana” (Vol. X da 2.ª série, 2021) e a 27 de julho, à mesma hora, apresentação do livro “Álbum de plantas de tudo o que contém a Misericórdia”. Nessa noite, pelas 21h30, animação infantil com dramatização da obra “O Gato Gui e os monstros””, de Rocío Martínez, na Secção infantil da Biblioteca.

A 28 de julho, às 18h00, é apresentado o livro “Telhado Aberto”, de Deolinda da Silva e a 29, à mesma hora, a obra “Reflexões”, de Filomena Freitas. Para 30 de julho, sexta-feira, às 18h00 está marcada a apresentação de “Cancro, Covid e Vida”, de Céu Matos e, à noite, às 21h30, a Secção Infantil da biblioteca vianense acolhe a animação infantil “Tenho mesmo, mesmo de fazer chichi!”, de Karl Newson, pelos Serviços Educativos.

A 31 de julho, às 11h00, apresentação do livro “Heráldica: roteiro no concelho de Viana do Castelo” de Francisco Carneiro Fernandes. A iniciativa encerra nessa noite, às 21h30, com Recital de Poesia e Música, Vítor de Sousa (declamação) e Yan Mikirtumov (piano), na Sala Couto Viana.

Os espetáculos nas noites de 17, 24 e 31 obrigam ao levantamento antecipado da reserva que deverá ser feita previamente. Todas as outras atividades estão sujeitas a limitações no número de presenças.