Ciclo do Órgão de Viana do Castelo encerrou com concerto na Igreja Paroquial de Serreleis

0
175

A primeira edição do “Ciclo de Órgão de Viana do Castelo”, evento promovido pelo Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, encerrou, no domingo, com o concerto “Per Sonare: música para órgão e quinteto de metais”, na Igreja Paroquial de Serreleis, pelo organista Tiago Ferreira e VIANNA BRASS QUINTET.

Antes, no sábado, a Igreja de São Domingos foi palco de “Motetes e invenções, do renascimento ao romântico”, concerto evocativo de S. Bartolomeu dos Mártires, por Jonathan Ayerst e CAPELLA DURIENSIS.

Esta iniciativa visou valorizar este instrumento e o património construído. Neste sentido, esta primeira edição incluiu concertos, workshops e uma conferência. Este ciclo visa igualmente sensibilizar para a importância do restauro e manutenção dos órgãos, assim como para a sua regular e criteriosa utilização.

O concelho possui 22 órgãos de tubos, estando 21 localizados em igrejas e um na Academia de Música. Neste evento puderam, assim, ser escutados seis órgãos: da Igreja da Misericórdia, datado de 1721; da Sé Catedral, de 1790; da Igreja Paroquial da Areosa, de 1806; da Igreja de São Domingos, do início do século XIX; da Igreja Paroquial de Serreleis, de 1793; e da Academia de Música de Viana do Castelo, de 1999.