Espaço Cidadão de Lanheses já tem “luz verde”

0
226

Protocolo assinado para instalação do Espaço do Cidadão em Lanheses

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) assinaram o protocolo que vai permitir a instalação de um Espaço do Cidadão na sede da Junta de Freguesia de Lanheses.

De acordo com o documento, a instalação dos Espaços Cidadãos é feita conjuntamente pela AMA e pelo Município, sendo que a Câmara Municipal é responsável pelas obras de adaptação necessárias para adequação do espaço à nova valência. Já a formação inicial e contínua dos mediadores de atendimento digital destinada ao funcionamento do Espaço Cidadão é da responsabilidade da AMA.

Em Lanheses, a valência irá funcionar nos dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

O Espaço Cidadão de Lanheses, à semelhança do Espaço Cidadão da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, vai funcionar como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde os cidadãos beneficiam de um atendimento digital assistido que lhes permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública.

Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permite tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação. Estes espaços também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado, servindo melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.