Arcos de Valdevez recebe espetáculos circenses e oficinas de marionetas em agosto

0
171

“De Volta à Praça”, o projecto saltimbanco que une as grandes empresas artísticas do Coliseu do Porto Ageas e do Teatro Nacional São João, chega ao Jardim dos Centenários, em Arcos de Valdevez, a 6, 22 e 29 de Agosto com espectáculos de circo e oficina de marionetas, depois do adiamento por motivos meteorológicos. 

A 6 de Agosto, pelas 22 horas, a Erva Daninha apresenta “Rasto” – um espectáculo entre a dança e a acrobacia que usa o arrojo de um tractor como elemento cenográfico, um adereço invulgar para uma apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão ligados, entre paisagens e imaginário.

No dia 22, pelas 15 horas, o workshop de marionetas desvenda as técnicas de construção da figura e os segredos da manipulação, num programa para miúdos e graúdos. Com o pretexto da familiarização com as técnicas das artes de inventar e de contar histórias, as oficinas estão pensadas para explorar as narrativas e tradições orais de cada uma das cidades que acolhem o projecto, numa lógica de activação e valorização da identidade e especificidade das populações.

“Circlus”, a mais recente criação do Teatro da Palmilha Dentada é apresentado a 27 de Agosto, pelas 22 horas, revisitando o formato que primeiro lhe granjeou fama: o café-teatro. Unindo temas do circo, música e humor, o espectáculo é para toda a família.

 O programa reúne talentos do Circo do Coliseu do Porto Ageas, a companhia de Teatro A Palmilha Dentada e a Erva Daninha para apresentar as novas tendências do circo com o humor e atrevimento do café-teatro. O Circo do Coliseu aventura-se fora da casa-mãe para recuperar a tradução itinerante do circo, montando tenda nas praças de várias cidades  para apresentar uma parte do espectáculo de Circo do Coliseu 2020, numa versão para a estrada que mantém todas as características distintivas, nomeadamente, o cruzamento entre o circo tradicional e o contemporâneo, um mimo no papel de mestre-de-cerimónias e uma banda-sonora original interpretada ao vivo por uma orquestra dirigida pelo maestro André Lousada.

O programa é co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O acesso aos espectáculos é gratuito, mas sujeito à lotação disponível. Recomenda-se a reserva de bilhete para bilheteira@devoltaapraca.pt