“Romaria d’Agonia em 2022 vai valer por três anos”

0
432
A edição 2021 da Romaria d’Agonia chegou a 550 mil pessoas através de conteúdos ‘online’ produzidos pela Comissão de Festas e os cinco concertos realizados no Centro Cultural contaram com a presença de 3.600 espectadores.

Em comunicado, a Comissão de Festas da Senhora d’Agonia, que terminou na noite de domingo com um apontamento de fogo-de-artifício, que não foi divulgado para evitar ajuntamento de pessoas, adiantou, com base em dados fornecidos pelas redes sociais Facebook e Instagram, que o alcance dos conteúdos digitais “aumentou mais de 35% face a 2020”.

Em 2020, “o programa ‘online’ da Romaria d’Agonia, através das redes sociais, “com a transmissão de eventos e conteúdos únicos sobre os principais quadros, chegou a pouco mais de 400 mil pessoas”.

Os mesmos dados revelaram que, no dia 19 de agosto, o primeiro dia da Romaria, 97.310 utilizadores acederem aos conteúdos das festas, incluindo estreias diárias”.

No dia seguinte, sexta-feira, aquele número “cresceu para 189.500”, sendo que “no sábado foram 129.010 os utilizadores a acederem a esses conteúdos e, no domingo, a fechar a festa, mais de 91.300”.

Este ano as festas decorreram entre os dias 19 e 22 e, “tal como em 2020, devido à pandemia de covid-19, sem os quadros principais nas ruas, apenas com a realização da Festa do Traje e de cinco concertos musicais com público e transmitidos em direto”.

“Foram mais de 100 mil pessoas que assistiram aos espetáculos no Centro Cultural através das redes sociais, são números impressionantes, sobretudo porque temos a noção da falta que as pessoas sentem da nossa festa”, afirmou o presidente da Comissão de Festas, citado na nota.

António Cruz acrescentou que a organização conseguiu “minimizar um pouco, dentro do possível, a ausência da festa ao vivo, mas tudo estamos a fazer para ter os quadros principais de volta. Ao vivo e com público, no próximo ano, com os cortejos, os desfiles, correspondendo às expectativas de todos”.

A edição de 2022 vai ter cinco dias de festa, entre 17 e 21 de agosto.

“Vamos já começar a trabalhar na Romaria de 2022, para fazer uma das melhores festas de sempre. A próxima edição começa a ser programada a partir de hoje e vai ser feita em cinco dias, para valer por três anos, se a situação da pandemia de covid-19 continuar a evoluir favoravelmente”, referiu António Cruz.

A Romaria d’Agonia contou este ano com concertos ao vivo, no Centro Cultural, com lotação limitada e sujeitos às regras de prevenção da pandemia.

Foi o caso dos espetáculos dos Sons do Minho e Augusto Canário e Amigos, “cada um com cerca de 850 espectadores ao vivo e mais de 25 mil a assistirem pela transmissão ‘online’”.

No total, “os cinco espetáculos realizados no Centro Cultural nos quatro dias de festa juntaram 3.600 pessoas a assistirem ao vivo e mais de 103 mil pela Internet”.

Os “rostos e as histórias de 40 pessoas que, ano após ano, dentro e fora, dão corpo e vida à Romaria da Senhora da d’Agonia estiveram também em destaque nestes conteúdos ‘online’”.

“Foram apresentados à hora e dia habituais do programa das festas de anos anteriores vídeos temáticos com conteúdos e testemunhos inéditos sobre o desfile da mordomia, revista dos cabeçudos e gigantones, cortejo histórico-etnográfico, tapetes de sal da Ribeira, procissão ao mar, procissão solene e do fogo-de-artifício”, refere a nota.

A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se, anualmente, em Viana do Castelo, desde 1772.