Ciclo de Polinização regressa a Coura com tributo a Zeca Afonso, música brasileira e 100 anos de Piazzolla 

0
191

Um Tributo a Zeca Afonso, pela junção improvável de uma marimba e um violoncelo, é o que propõem Márcio Pinto e Catarina Anacleto esta sexta-feira, pelas 22h00, na Capela do Espírito Santo, no arranque de mais um fim-de-semana do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, que será dedicado à música clássica.

Neste Tributo a Zeca Afonso, Márcio Pinto e Catarina Anacleto reinterpretam as músicas eternas que foram eternizadas na voz do “trovador da liberdade”. Mas também há uma viagem pela música brasileira do século XX. Heder Dias (Classical Guitarist) propõe um concerto de guitarra clássica e o seu projeto “Música brasileira para guitarra”, que apresenta um breve panorama da música para este instrumento durante o século XX no Brasil, através de obras de diferentes movimentos musicais e importantes compositores, como Heitor Villa-Lobos e Radamés Gnattali.

Por sua vez, Viana D’arcus Ensemble evoca o centenário do nascimento do compositor e bandoneonista Astor Piazzolla, que revolucionou o tango tradicional ao criar o chamado Nuevo Tango, incorporando elementos do jazz e da música clássica. O concerto “100 anos de Piazzolla” tem assinatura do Viana D’arcus Ensemble, tudo isto na belíssima Capela do Espírito Santo, em Paredes de Coura, para um fim de semana dedicado à música clássica.

O Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura é uma iniciativa do Município de Paredes de Coura, em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, desenvolvida no âmbito da candidatura Programação Cultural em Rede – Património Cultural NORTE, e que ao longo de nove fins de semana, desde junho a outubro, tem trazido a esta bonita vila no coração do Alto Minho a música clássica, jazz e tradicional.

Para um fim de semana que se quer bem animado, esta sexta-feira, pelas 21h00, também há Carrinhos de Rolamentos, com a segunda Descida do Emigrante, no percurso compreendido entre a descida da estrada de Sequeirô e a Avenida de Cenon. “É mais um entusiasmante regresso às brincadeiras do passado, que nos fazem recordar as múltiplas peripécias com tão frágeis construções”, frisou a autarquia.

No sábado, o Largo Hintze Ribeiro, em Paredes de Coura, acolhe a primeira Feira Mensal de Velharias e Usados. Com esta iniciativa, procura-se valorizar coisas que se têm em casa e que já não se utilizam mais. Mas também a oportunidade para encontrar aquele objeto que já não se vê há muito tempo nas lojas, incentivando assim a economia circular.

“Venda o que não precisa, compre o que precisa” é o mote para uma iniciativa que se pretende regular na vila de Paredes de Coura, para já com feiras agendadas para este sábado 28 de agosto, mas também para 25 de setembro e 23 de outubro, sempre no Largo Hintze Ribeiro.

 

PROGRAMA | Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura

 

27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

9h30 às 16h30 *
Workshop de Consciência Corporal na Música Vocal
com Paula Cobián e Vítor Lima
* 9h30 às 12h00 – Vítor Lima
14h00 às 16h30 – Paula Cobián
Caixa da Música

22h00
Tributo a Zeca Afonso – Marimba e Violoncelo
por Márcio Pinto e Catarina Anacleto
Capela do Espírito Santo

28 DE AGOSTO (SÁBADO)

9h30 às 16h30 *
Workshop de Consciência Corporal na Música Vocal
com Paula Cobián e Vítor Lima
* 9h30 às 12h00 – Vítor Lima
14h00 às 16h30 – Paula Cobián
Caixa da Música

22h00
Heder Dias – Música brasileira para guitarra
Capela do Espírito Santo

29 DE AGOSTO (DOMINGO)

9h30
Caminhada, com Ori-Coura
ponto de encontro: Largo Visconde de Mozelos

18h00
Viana D’arcus Ensemble – 100 Anos de Piazzolla
Capela do Espírito Santo

Entrada gratuita e limitada à lotação dos espaços.