Barroselas vai ter uma biblioteca dedicada ao vale do Neiva 

0
162

A Associação de Reformados de Barroselas vai receber um apoio de financeiro de 7.500 euros para a melhoria do Núcleo Museológico já existente e para a execução de uma biblioteca dedicada ao vale do Neiva que ficará instalada no edifício sede da colectividade. A decisão foi tomada na mais recente reunião de Câmara e faz parte de um conjunto de apoios que o executivo municipal aprovou para incentivar a retoma da atividade cultural das bandas filarmónicas e dos núcleos museológicos do concelho. 

A proposta de protocolo de cooperação e apoio financeiro foi aprovada entre o Município, a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro e a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas para a construção da Biblioteca do Vale do Neiva. A Associação de Reformados criou em 2019 o Núcleo Museológico do Linho e pretende agora instalar no mesmo espaço uma biblioteca dedicada aos autores do Vale do Neiva.

De acordo com a deliberação tomada em reunião de Câmara, será ainda atribuída uma verba de 4.000 euros à Banda dos Escuteiros de Barroselas, Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha e ainda à Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha. 

O executivo aprovou ainda um Apoio de 2.500 euros à Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha para a Exposição “Anha Somos Todos Nós”, em parceria com o Professor Manuel Domingos C. Silva e Horácio Saleiro, com o envolvimento de diversas entidades, associações e famílias da freguesia. O programa da exposição, que pretende ser uma iniciativa pedagógica para as escolas da área envolvente, apresenta um conteúdo cultural que abrange desde a conceção de coletâneas que abordam a religiosidade, literatura popular, resenha da Casa do Povo – Incubadora de respostas sociais, fotografias, particularidades diversas, teatro de revista, desenhos à pena, rostos de pessoas de Anha e formas de trajar.